quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jogos Cooperativos - Prova

Ae pessoal estou disponibilizando o material da apresentação do meu grupo para estudar para a prova... podiam fazer isso também pra facilitar para todos.


Jogos cooperativos:

Historia

Para Orlick (1989) os Jogos Cooperativos surgiram a milhares de anos atrás, quando os membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida. Alguns povos ancestrais e mesmo índios norte-americanos e brasileiros tinham um modo de vida cooperativo.
Conclui-se que os Jogos Cooperativos de forma consciente ou inconsciente, sempre existiram, faltavam sistematizá-los para fins educativos.
Sua sistematização ocorreu  por  volta  dos  anos  50  nos Estados Unidos,  por meio  de experiências pioneiras de Ted Lentz e dai  expandiu-se para vários países.
De acordo com Brotto (2001, p.45) 
Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização dada ao individualismo e à competição exacerbada, na sociedade moderna, mais especificamente, na cultura ocidental. Considerada como um valor natural e normal na sociedade humana, a competição  tem  sido  adotada  como  uma  regra  em praticamente  todos  os  setores  da  vida  social. Temos competido em lugares, com pessoas e em momentos que não precisaríamos, e muito menos, deveríamos. Temos agido assim como se essa fosse a única opção.

Conceito e objetivo
Brotto (2001) afirma que um dos objetivos principais dos Jogos Cooperativos é gerar a harmonia nas diferenças,  pois  ao  se  respeitar  os  limites  do  outro,  superamos  a  barreira  do individualismo e nos conscientizamos de que é possível viver bem com as divergências.
“Na escola, é preciso resgatar os valores que privilegiam o coletivo sobre o individual, defendem o compromisso da solidariedade e respeito humano, a compreensão de que jogo se faz “a dois”, e de que é diferente jogar “com” o companheiro e  jogar “contra” o adversário”
(COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 71).
Considerando  uma  sociedade  cuja  vida  cotidiana  se  explica  pelas  relações  de competição (compete-se na rua, no  trabalho, nos espaços de recreação, na educação...), onde se  desenvolveu  uma  visão  fragmentária  do mundo,  segundo  o  qual  não  podemos  assumir nossas  vidas  como  sendo  comum,  nossos  problemas  como  sociais,  nossas  tristezas  como coletivas.
  Os jogos cooperativos apresentam-se como uma possibilidade subjetiva que permite a experiência de sentir que a felicidade, a alegria e o prazer podem existir sem que precise ser derrotado  o  outro;  uma  possibilidade  que  elimina  o  binômio  ganhadores-perdedores  com  o qual rotulam nossa vida (BARREIRA apud BROWN 1994).
Englobando os princípios do jogar, o jogo cooperativo apresenta-se por Brown (1994),
“... como  a  participação  de  todos,  sem  que  alguém  fique  excluído...”  ,  onde  o  objetivo  e  a diversão  estão  centrados  a  metas  coletivas  e  não  individuais.  Para o  referido  autor  a experiência do jogo cooperativo, acontece através do riso compartilhado.

JOGOS COOPERATIVOS possuem no seu âmago de desenvolvimento a COOPERAÇÃO.
São atividades de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos com pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Os jogos cooperativos reforçam a confiança em si mesmo e nos outros, propiciando uma participação autêntica, fazendo com que o ganhar e o perder sejam, apenas, referências para o crescimento pessoal e coletivo.
Através dos jogos cooperativos, crianças e adolescentes “descobrem” outras possibilidades: regras, aprendizagem e educação, a ajuda, a solidariedade, a compreensão, o lúdico. A disputa e a competição podem ser confrontadas, abrindo-se uma possibilidade de inserção da
COOPERAÇÃO – ONDE TODOS GANHAM.
A UNESCO coloca como alguns dos valores essenciais para a paz e a convivência ecológica entre as pessoas: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, escutar para compreender, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade. Esses e outros valores como: união, amor, colaboração, bondade, paz, responsabilidade, organização, inclusão ética, são trabalhados através das VIVÊNCIAS COOPERATIVAS.
Os JOGOS COOPERATIVOS (VIVÊNCIAS COOPERATIVAS) permitem o desenvolvimento do viver e do conviver em grupo, do aprender para cooperar e do cooperar para aprender, exercitando o compartilhar como instrumento de crescimento pessoal.
A proposta da cooperação é que as pessoas possam fazer as coisas conjuntamente, que possam “com partilhar” situações, sentimentos, sensações, momentos, encontros. Que a cooperação seja também um exercício de “com vivência”, e que tudo esteja sempre dentro de uma “comum unidade”

Diferença entre jogos cooperativos e competitivos:

Segundo Terry Orlick, "a diferença principal entre Jogos Cooperativos e competitivos é que nos Jogos Cooperativos todo mundo coopera e todos ganham, pois tais jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso. Eles também reforçam a confiança em si mesmo, como uma pessoa digna e de valor."

Jogos Cooperativos  -  Jogos Competitivos
Visão que “Tem para todos”  -  Visão que “só tem para um”
Objetivos comuns - Objetivos exclusivos
Ganhar COM o outro -  Ganhar DO outro
Jogar COM -  Jogar CONTRA
Confiança Mutua -  “Des – Confiança” / Suspeita
Todos FAZEM parte-   Todos À parte
Descontração / Atenção-   Preocupação /  Tensão
Solidariedade-   Rivalidade
Diversão para TODOS  - Diversão às custas de alguns
A Vitória é garantida e compartilhada  - A Vitória é uma ilusão
Vontade de continuar jogando  - Pressa para acabar com o Jogo


Tipos de jogos

•  Jogos de Quebra-Gelo, Ativadores e de Integração
Ser pessoal; Proporcionar um Espaço seguro; Respeitar as pessoas; Negociar apenas o que for negociável; Generalizar, sem entrar em detalhes; Ser flexível; Ser um canal de sustentação da cooperação; Mostrar que percebeu distúrbios

•  Jogos de Toque e Confiança  
Perceber os processos psicológicos dos participantes; Dar suporte para irem mais fundo;
Delegar responsabilidade; Preparar-se para mudanças; Foco no objetivo; Ser um canal de sustentação da cooperação; Evitar dar soluções

•  Jogos Criatividade e Reflexão  
Encorajar positividade e busca de soluções; Usar ferramentas que possam aplicar no dia-a-dia; Reforçar o suporte do grupo; Ser um canal de sustentação da cooperação; Evitar começar um novo assunto.

•  Jogos de Fechamento  
Deixar claro que o treinamento terminou; Evitar continuar com assuntos anteriores; Ser um canal de sustentação da cooperação; Por os “pés do grupo” no chão; Terminar com uma nota positiva; Trabalhar participantes que ficaram com questões pessoais...

Exemplo de Jogo de quebra gelo / ativadores/ integração
Dinâmica do Delegado

Material Necessário:  Nenhum
Objetivo: Atenção, observação e detalhamento

•  Dividir o grupo em duplas
•  Cada integrante da Dupla observa bem a outra pessoa e vice versa
•  Os dois viram de costas e cada um faz alguma mudança no visual.  Pode ser tirando
um anel, trocando relógio de lugar, desamarrando sapato, prendendo o cabelo etc...
•  Os dois se voltam um de frente pra o outro e cada um tem que adivinhar o que
mudou.
•  Para terminar, abrir para compartilhar sensações, idéias, etc...

Conclusão

Em nossas vidas, aprendemos que tudo o que é bom, sempre acaba. Mas dentro do jogo cooperativo, só acaba quando o grupo achar que chegou o momento, ou então, quando os desafios forem todos vencidos, e não quando um perde e o outro ganha.
No Jogo cooperativo, podemos ficar jogando o mesmo jogo de diversas formas, desde que isso seja divertido para todos.


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