segunda-feira, 23 de setembro de 2013

JOGOS E BRINCADEIRAS DA EUROPA
CONCEITO
JOGO – 1º Primeiramente, você sabe o que é jogo?
2º É definido como a brincadeira com regras, não as previamente formuladas e que mudam durante o jogo, mas aquela que tem origem na própria situação imaginária.
BRINCADEIRA – 3º A brincadeira, uma atividade dominante na infância, é a forma pela qual a criança começa a aprender secundariamente, é onde tem início a formação de seus processos de imaginação ativa e, também, onde ela se apropria das normas de comportamento que corresponde a certas pessoas. É considerada uma forma de atividade social infantil que fornece uma ocasião educativa única para as crianças. Durante a brincadeira as crianças podem “pensar e experimentar situações novas ou mesmo do seu cotidiano, isentas das pressões situacionais”.
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E JOGAR – 4º Todo ser humano pode beneficiar-se de brincadeiras e jogos, tanto pelo aspecto lúdico, de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem.
Brincando e Jogando, desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papeis sociais.

A CULTURA E O JOGO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - O Brasil é um país com misturas de muitas raças, mas destacaram-se como três principais: a européia, a indígena e a negra. Por isso, sofremos influências culturais de várias partes do mundo, e um dos aspectos relevantes a estas influências encontra-se o jogo, como elemento dado existente antes da própria cultura, acompanhando-a e marcando-a desde as mais distantes origens até a fase de civilização em que agora nos encontramos.

JOGO E BRINCADEIRA EUROPEIA.

·         Jogo - De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer o limite das paredes de cada bloco.

·         Brincadeira - A ciranda - que é a dança mais famosa do Brasil - foi trazida de Portugal como dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as brincadeiras antigas, passando-as a novas gerações, mostrando sua importância folclórica e cultural.

CONCLUSÃO - O jogo contribui como um processo fundamental na socialização do indivíduo e na formação da personalidade do ser humano, pois necessitamos de comunicação, a qual se sobressai nas brincadeiras infantis. Sempre que há uma interação entre as crianças durante o jogo, estas estão socializando-se. Em cada país, há tipos e concepções diferenciadas de jogos, porém sua função é sempre a mesma.

Cascudo (2001) afirma que grande parte das práticas lúdicas da infância brasileira – adivinhas, parlendas, cantigas de roda, histórias de príncipes, rainhas, assombrações, bruxas e brinquedos, como a pipa, o pião, o bodoque e os jogos de pedrinhas, a amarelinha, entre outros – foram trazidas pelos portugueses e fazem parte da cultura européia e, por isso, segundo Amado (2005), estão gradativamente entrando em declínio devido: primeiramente, à cedência a modas ditadas pelas classes cultural e economicamente favorecidas, e ao seu desejo de ostentação e de luxo, depois ao consumismo desenfreado de produtos acabados e de fácil aquisição que, no entanto, retiram à criança o prazer de descobrir, d de inventar, de fazer e de partilhar.

http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/47ElizabethBernardes.pdf

 



5 comentários:

  1. Ta ae galera pra vocês estudarem um pouco sobre as brincadeiras de cultura europeia... valew

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho conclui-se de que vários jogos citados são conhecidos aqui no Brasil com nomes diferentes foi interessante saber a origem do mesmos.

    ResponderExcluir
  3. O interessante é saber a origem e história de cada jogo; e, passá-los para as crianças.
    Muito bom! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. otimo trabalho galera ,aprendi muitos da cultura de fora e nem fazia ideia que a maioria das nossas brincadeiras de infancias são brincadeiras de outros paises adaptadas

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o você Thiago, muitas brincadeiras de infância são brincadeiras de outros países adaptadas e a gente nem fazia ideia.

    ResponderExcluir