Solicito que leiam esta postagem de Fernando Mascarenhas sobre o projeto do governo federal: "Programa Atleta na Escola" e façam comentários a respeito. Abraços Carinhosos
Denise Veronezi
Atleta na escola

Antes mesmo da confirmação do Rio de
Janeiro como sede dos Jogos de 2016, no programa Juca entrevista, eu já
manifestava minha preocupação quanto aos possíveis impactos do evento sobre a
realidade da Educação Física escolar.
Refiria-me à possibilidade de sua esportivização, com a retomada da idéia de pirâmide esportiva, que enxerga a Educação Física como base de desenvolvimento do esporte nacional, subordinando-a ao esporte de rendimento.
Não deu outra, veio o Plano Decenal do Esporte e Lazer e minha preocupação aumentou. A fim de projetar o Brasil entre os 10 mais, prometeram institucionalizar o esporte educacional. Nas entrelinhas, o que está na mira do Plano é a massificação da prática esportiva a partir do ambiente escolar.
O Documento preliminar indicativo para ações de políticas públicas para Educação Física e esporte escolar, cuja redação foi protagonizada pela diretoria do CONFEF, deixa claro o que se pretende. Aprovado pela CTD da Câmara dos Deputados em 2009, tal documento foi subscrito pelo Ministério do Esporte e Ministério da Educação.
Há uma série de passagens do documento que indicam para a pirâmide esportiva, concepção ausente dos dispositivos institucionais do sistema educacional brasileiro, como, por exemplo, dos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental e Médio, das Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica etc.
Tal ausência se justifica porque tal concepção, baseada no modelo do esporte de alto rendimento, opõe-se à consolidação dos valores perseguidos pela instituição escolar, desprezando todos os demais conteúdos da cultura corporal - ginástica, jogo, dança, lutas etc -, além de desconsiderar outras possibilidades de trato pedagógico do esporte.
Refiria-me à possibilidade de sua esportivização, com a retomada da idéia de pirâmide esportiva, que enxerga a Educação Física como base de desenvolvimento do esporte nacional, subordinando-a ao esporte de rendimento.
Não deu outra, veio o Plano Decenal do Esporte e Lazer e minha preocupação aumentou. A fim de projetar o Brasil entre os 10 mais, prometeram institucionalizar o esporte educacional. Nas entrelinhas, o que está na mira do Plano é a massificação da prática esportiva a partir do ambiente escolar.
O Documento preliminar indicativo para ações de políticas públicas para Educação Física e esporte escolar, cuja redação foi protagonizada pela diretoria do CONFEF, deixa claro o que se pretende. Aprovado pela CTD da Câmara dos Deputados em 2009, tal documento foi subscrito pelo Ministério do Esporte e Ministério da Educação.
Há uma série de passagens do documento que indicam para a pirâmide esportiva, concepção ausente dos dispositivos institucionais do sistema educacional brasileiro, como, por exemplo, dos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental e Médio, das Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica etc.
Tal ausência se justifica porque tal concepção, baseada no modelo do esporte de alto rendimento, opõe-se à consolidação dos valores perseguidos pela instituição escolar, desprezando todos os demais conteúdos da cultura corporal - ginástica, jogo, dança, lutas etc -, além de desconsiderar outras possibilidades de trato pedagógico do esporte.
Ademais, todo documento apresenta um equívoco conceitual e legal em sua formulação, ao dizer que o profissional de Educação Física é responsável pela disciplina curricular obrigatória Educação Física. Isto acontece porque "aulas de Educação Física e de Esporte Escolar", no documento, são tomados como sinônimos.
Como se não bastasse, a orientação da diretoria do CONFEF é pelo enquadramento dos Jogos Escolares eUniversitários à Lei nº 9.696/1998, que regulamenta a profissão. Para estes conselheiros, tanto a orientação de equipes esportivas em situação de Jogos como o desenvolvimento do esporte escolar é prerrogativa do profissional de Educação Física, e não do professor.
O documento, somado aos posicionamentos da diretoria do Conselho e articulados às ações do Ministério do Esporte não deixam dúvida. Como uma seqüência de ondas poderosas, os megaeventos - em especial, os Jogos Rio 2016 - tendem a impactar negativamente a Educação Física.
Em texto escrito para a revista Movimento, Megaeventos esportivos e Educação Física, alerta de tsunami, tive a oportunidade de organizar uma análise mais detalhada sobre este processo.
Mas para quem ainda acha que o que vem por aí é só uma marolinha, deem uma lida no Decreto nº 7.984/2013, dispositivo legal que entrou em vigor neste mês regulamentando a Lei Pelé - nº 9.615/1998. O decreto, além de regulamentar as últimas alterações na lei, ocorridas em 2011, traz outras novidades, duas delas, diretamente relacionadas à escola.
A primeira diz repespeito à definição do esporte, cujas manifestações são classificadas como desporto educacional, desporto participação e desporto de rendimento.
Lembremos que a II Conferência Nacional do Esporte apontou para a necessidade de discussão e revisão desta classificação, no entanto, em encontro organizado para este fim e contando com ampla participação. Tal encontro nunca aconteceu e, agora, por decreto, mexeram no conceito de desporto educacional, subdividindo-o em outras duas definições.
"Art 2º - § 1º O desporto educacional pode constituir-se em: I - esporte educacional, ou esporte formação, com atividades em estabelecimentos escolares e não escolares, referenciado em princípios socioeducativos como inclusão, participação, cooperação, promoção à saúde, co-educação e responsabilidade; e II - esporte escolar, praticado pelos estudantes com talento esportivo no ambiente escolar, visando à formação cidadã, referenciado nos princípios do desenvolvimento esportivo e do desenvolvimento do espírito esportivo, podendo contribuir para ampliar as potencialidades para a prática do esporte de rendimento e promoção da saúde."
O que fizeram foi dar base legal ao chamado esporte escolar, o que se relaciona com aquilo que o Ministério do Esporte já vem fazendo através do Programa Segundo Tempo e Descoberta do Talento Esportivo. Além disso, estão forçando o COB a comapartilhar a organização dos Jogos Escolares com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE.
"Art. 29. Dos totais dos recursos correspondentes ao COB, ao CPB e à CBC: I - dez por cento serão destinados ao desporto escolar, em programação definida conjuntamente com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE (...) § 4º Do total dos valores destinados ao desporto escolar e ao desporto universitário ao menos cinquenta por cento serão efetivamente empregados nas principais competições nacionais realizadas diretamente pela CBDE e pela CBDU, respectivamente."
Ao que tudo indica, a mudança está de acordo com o projeto do Ministério do Esporte de fortalecer as Olimpíadas Escolares. E sai fortalecida também a própria CBDE, cujo presidente licenciado, Sérgio Rufino, e presidente em exercício, Antônio Hora Filho, são camaradas de partido do ministro Aldo Rebelo, do PCdoB.
Pode ser mais uma lei que não pegue... será?
Vejam o programa que os Ministérios da Educação, do Esporte e da Defesa lançaram juntos no início do mês.
O Programa de Formação Esportiva Escolar, apelidado de Atleta na Escola, como chave na fechadura, vem para dar materialidade no chão da quadra às últimas alterações da Lei Pelé, organizando-se a partir de duas ações:
1. Jogos Escolares: competições que identificarão talentos esportivos, inicialmente, no atletismo;
2. Núcleo de Esporte Escolar: acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.
As secretarias estaduais e municipais de Educação têm até o dia 1º de junho para aderir ao programa. De início, o MEC fará o repasse de recursos para a realização de competições pelas escolas por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, depois vão implantar os Núcleos.
No âmbito municipal e estadual, com dinheiro do PDDE, e na fase nacional, com dinheiro da Lei Pelé, contando ainda com a parceria da Rede Globo, bombaram os Jogos Escolares.
A convite do amigo Tarcisio Mauro Vago, o Tatá, na mesma semana de lançamento do Atleta na Escola, participei daVI Reunião Anual do PROEFE, na UFMG, com a presença de professores de toda as Gerais. Óbvio que nenhum deles sabia do programa, foram apanhados de surpresa, não haviam sido consultados.
Trata-se de mais um programa esportivo vindo de cima para baixo, demandando a problematização das universidades e atenção dos professores, desta vez, um programa diretamente ancorado na lei geral do esporte e com o cofre aberto para quem quiser participar.
Entende?
Postado por Fernando
Mascarenhas http://blogdomasca.blogspot.com.br/2013/05/tsunami-escola-entende.html

O projeto "Atleta na escola" deveria ser implantado fora da escola, pois a Educação Física Escolar é muito mais do que esporte.Como disse o Prof° Mascarenhas trata-se de mais um programa esportivo vindo de cima para baixo,para escolher(selecionar) alguns alunos para práticas Olimpícas, enquanto os que não tem esse “talento esportivo” ficaria como expectadores.
ResponderExcluirEsse projeto " Atleta na Escola ", deveria vir de outra maneira, já que a função do professor de Educação Física na Escola, e de educar(corpo, mente e alma) e apresentar várias formas corporais de se expressar, além de conhecimentos básicos dos esportes; esse projeto poderia sim investir nesses talentos encontrados nas escolas e encaminhá-los a centros de treinamentos com toda uma estrutura de apoio, como estudos,moradia, alimentação, viagens, etc... Esse projeto, pode ser destrutivo dentro do ambiente escolar, incentivando a exclusão e a rivalidade exagerada.
ResponderExcluirO tema "ESPORTE" sempre foi alvo de grandes discussões.
ResponderExcluirCom essa movimentação no País em decorrência aos Jogos que serão sediados, o Brasil como um todo sofrerá impactos, e como todos sabem, especialmente a Educação Física.
Em relação ao Programa Atleta na Escola, a minha visão é negativa. Claro que descobrir talentos é bom, mas isso não cabe à escola. O esporte traz consigo um aspecto competitivo, no qual nem todos conseguem se adaptar aos processos exigidos. Cada aluno possui alguma habilidade, como também “limitações”. Então, nem todos que se identificam com as relações esportivas, deste modo, o que poderia servir para incluir, acaba por excluir.
Consequentemente surgem mais casos de bullying, de rejeição à Ed. Física por parte dos alunos, enfim, abre-se uma problematização no campo da E.F Escolar.
Conclui-se assim, que essa esportivização é muito delicada para se aplicar em âmbito escolar, e deveria ser trabalhada em locais apropriados.Podemos sim, levar o Esporte às escolas, mas de forma moderada e mais “lúdica”, pois a Educação Física Escolar, engloba vários contextos e não somente o “esporte”, ainda mais de alto rendimento.
Belo comentário Feer! :)
ExcluirÓtimo comentário parabéns...
ExcluirObrigada meeeninos ' :D
Excluirparabéns fer
ExcluirFer por favor me mande o convite do blog pq ate agora nao chegou! ja mandei o meu e-mail pelo blog mais ainda nao recebi o convite!
Excluirfer me mande o convite por favor fcys22@gmail.com
ExcluirO "Esporte" é entendido de várias maneiras inusitadas no Brasil., fica até difícil realmente entender o verdadeiro conceito de esporte.
ExcluirQuanto ao "Projeto Aluno na Escola" sou contra.
No país em que vivemos hoje, tentando acabar com a exclusão social, é besteira lançar um projeto desse no âmbito escolar. Por que?
Pois já entra no problema social que atinge a maioria das instituições de ensino no Brasil, a inclusão/exclusão. O fato é que nem todos os alunos tem aptidão para o esporte, sendo assim, com o projeto é gerada uma competição entre eles. E isso não é bom. alguns alunos tem sim aptidão para o esporte assim como existes alunos que não levam jeito para a "coisa". Esta aí a problemática do assunto. Começa assim o preconceito. A criança não sabe ou realmente não leva jeito para o "esporte" propriamente dito, e é zombado pelos colegas. "BULLYING ", É O MAIOR MOTIVO DAS TRAGÉDIAS NAS ESCOLA.
CONCLUSÃO : A EDUCAÇÃO FÍSICA É MUITO MAIS DO QUE UMA SIMPLES MATÉRIA OU FORMAÇÃO PARA ATLETAS, É UM CONTEÚDO MUITO RICO E DEVE SEM SER MUITO BEM VALORIZADO.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom minha opinião é que este programa já teria que ter feito faz tempo, pois não há nada melhor para uma criança seguir seu sonho do que começar desde pequeno, pois se tiver este projeto na escola com o apoio do governo, pode descobrir vários talentos, pois varias pessoas desistem dos seu sonhos por barreiras, pois não consegue um lugar pra treinar, não tem equipamento necessário, falta de incentivos para que o jovem vá alem do que ele pode, e é ai que vários atletas acabam desistindo de seguir em frente com o esporte.
ResponderExcluirE agora por causa das Jogos de 2016, eles querem criar este programa e se criar sera que depois vão manter???
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho interessante buscar novos "talentos" para o esporte, onde poderá encontrar atletas com habilidade e um bom desempenho em algumas modalidades, porém alunos que não tiverem essas habilidades seriam excluídos e ou deixados de lado durante as aulas. A proposta do Programa Atleta na Escola é trabalhar com os alunos em modalidades específicas, então esse programa é muito bom e sim deve ser implantado em outro ambiente, com treinadores e espaço adequado, onde a criança vai treinar e buscar melhores resultados pra si mesma e também para o esporte, que é importante para o país.
ResponderExcluirNo ambiente escolar o professor não deve desenvolver somente esse tipo de trabalho, pois poderá haver rejeição e até mesmo excluir alunos, procurar passar para os alunos o que é a Educação Física (atividades esportivas) e também abordar temas ligados ao esporte, promovendo competições de maneira lúdica, mas fazendo com que todos os alunos participem e obtendo um resultado satisfatório nas aulas aplicadas.
Ao meu ver o governo está querendo novamente colocar a escola como um seleiro de atletas de um modo acobertado, pois criando um projeto que, no papel é sinônimo de aula de educação física, abre caminho para o professor trabalhar a aula como um treinamento e não mais com o objetivo que teria da socialização, conhecimento, cooperação e principalmente formação pessoal.
ResponderExcluirA implantação de projetos para formarem atletas é sim muito importante para elevar o patamar esportivo brasileiro, porém a escola não é o local adequado até porque o professor licenciado e o bacharelado tem formações diferentes na faculdade, mesmo sendo o mesmo curso. O professor licenciado não está completamente apto para aplicar o treinamento desportivo, assim como o professor bacharelado não está completamente apto para a condução de aula no âmbito pedagógico. O ideal seria um trabalho em conjunto com as duas áreas de atuação, mas em ambientes diferentes para não haver uma confusão e principalmente um trabalho com melhor resultado, pois tendo ambientes diferentes o investimento poderia ser específico e adequado para cada local.
Enfim, o projeto proposto pelo governo é importante, mas saber diferenciar e aplicar corretamente o mesmo é essencial.
Ótima visão crítica!
ExcluirBy: Bichety
Gabriel ótimo comentário, concordo com a parte "projeto proposto pelo governo é importante, mas saber diferenciar e aplicar corretamente o mesmo é essencial." parabens
ExcluirBoa Gabriel, vlw por este comentário...
ExcluirVejo nesse projeto dois lados, primeiramente com o conhecimento que adquiri ao longo do curso observei que hoje a Ed. Fisica com as suas abordagens não esta mais interessada em criar um atleta e sim um aluno que possa comprender o esporte e pratica-lo do seu jeito mesmo você passando o conhecimento cientifico, o que é fundamental pra incluirmos alunos que geralmente são excluidos das atividades fisicas porque não possuem habilidades, então nesse ponto esse projeto não é bem visto para esse professores que utilizam algumas abordagens contemporaneas digamos assim, pois o principal objetos delas não esta voltado a tornar o aluno em um atleta de alto redimento e sim implantra novos conhecimento sobre atividades fisicas.
ResponderExcluirO ponto positivo é que esse projeto pode incentivar alunos que possuem habilidade fisicas e lapida-lo para um atleta de bom redimento, pois com esse projeto ele teria oportunidades de desenvolver as suas habilidades e assim logo mais se tornar um atleta de alto rendimento, é bom também para direcionar o aluno para o esporte que ele é melhor.
Obs: Como disso alugns colegas e professores ao decorrer do curso, acho que não do interesse da ED. Fisica formar atletas, pois ja temos lugares especificos para isso como por exemplo clubes.
Bom essa é a minha interpretação do projeto.
Esse projeto,tem como finalidade descobrir talentos para o esporte de alto rendimento.Mas no âmbito escolar fica mais complicado,porque a Educação Física escolar vai muito mais além do que o esporte em si.
ResponderExcluirNo ambiente escolar deve-se valorizar o trabalho em conjunto,com igualdade,e com inclusão entre todos,para que todos tenham prazer em participar das aulas.
Tema um pouco complexo ja q a escola tem q se preocupar mais em criar um cidadão,preparar o aluno para o mundo la fora,se esquivar da competitividade,focando em passar o conhecimento,como tb levar em consideração o conhecimento do aluno,descobrir se ele é um talento ou não,isso ja entra em outra parte,mesmo pq um aluno com talento,ou seja,um aluno diferenciado em termos de esporte ja ´[e reconhecido pra quem sabe o q é,e conehece o esporte por ele praticado é facil dizer q o aluno é um talento,mais como disse vários colegas de estudo,isso não é um dever da escola,pois a escola é um lugar onde se aprende e se ensina,onde o professor deve ser o jequitiba,porém, se o aluno for diferenciado o prof. com certeza comunicara os responsaveis pelo aluno e dai sim,tomarem decisoes a respeito do talento do garoto ou garota,mais na minha visão a escola hj tem q focar em ensinar,passar conhecimento ao aluno pra q ele saia da escola com conhecimento para enfrentar o mundo la gfora,todo ou qualquer projeto em pról a escola é sempre bem vindo...
ResponderExcluirobs:qto a elevar o brasil dez anos..hahahaha isso é meio complicadooo..intençoes até q tem bastante o q falta e carater e competencia...abrçss querida prof. Denise e queridos colegas de sala...
complementandooooo....os responsaveis tem q se preocuparem em dar condiçoes aos alunos para q eles fikem na escola,tenham prazer em estudar e fikarem até sua formação,pra um dia dizer eu tenho orgulho da escola onde estudei.....pq hj eu digo com autoridade,tive o privilégio de estudar em uma escola maravilhosa q dava condiçoes pra se aprender,onde a união entre aluno, professor e funcionarios era vista em todos os cantos da escola,sempre com respeito e carinho,e isso eu digo com água nos olhos OBRIGADO ESCOLA ESTADUAL PREFEITO DÉCIO PRATA DE FLOREAL....
ExcluirBooaa Fernando concordo com oque vc disse sobre a escola é ótima mesmo.
ExcluirEsse programa foi planejado antes mesmo dos jogos serem sediados no rio de janeiro ou após essa confirmaçao? Será que quando os jogos ter seu fim,eles iram continuar com este projeto? Este programa irá identificar o aluno que tem ''talento,habilidades'' como atleta,portanto nem todos possuem esse talento,afinal acho que seria a minoria que iram se aproximar as caracteristicas de um atleta para se tornar um. O que ira acontecer com os demais,aqueles que nao se enquadrarem como atletas? A educaçao física como funçao nao abrange o conceito de inclusao? Este programa deveria mesmo ser implantado na escola? Portanto sao duvidas a serem discutidas!!!! abç a tds....
ResponderExcluirO projeto busca novas talentos para ser trabalhado e futuramente ser um atleta de alto rendimento... é uma boa parceria entre o ministério da educação e o ministério do esporte.
ResponderExcluirAs escola que aderirem ao programa iram participar de competições " jogos" e os jogos é uma forma de afastar os jovens de possíveis vícios, além de apresentar novos talentos e destacar estudantes que possam se tornar futuros atletas profissionais
A pergunta é, será que os profissionais e as escolas vão estar preparadas para suportar tal proposta? Pois hoje em dia vivenciamos a falta de profissionalismo e recursos no âmbito escolar, caso isso seja suprido acredito que a proposta teria um beneficio muito interessante, porém seria melhor ainda se o programa ingressa-se em horários paralelos com as aulas de Educação Física.
ResponderExcluirEsse projeto tem seu lado positivo e negativo.
ResponderExcluirPor um lado, ele é bom; pois ele busca atletas para servir o país e serem destaques em suas modalidades. Mas por outro lado, os que não tiverem uma boa habilidade ou capacidade específica para o esporte, seria deixado de lado, nisso a criança ficaria frustrada e desistiria de praticar esportes os atividades físicas.
Na minha opinião, esse projeto daria certo em locais públicos, com maior quantidade de técnicos para observar as crianças e principalmente, mais oportunidades a esse pequenos que são o futuro do nosso país.
Esse projeto deveria ser realizado fora das escolas, pq a Ed. Física Escolar vai mais além do que apenas o esporte. Esse projeto seleciona alguns talentos nas escolas enquanto outros que não o possuem, são deixados de lado.
ResponderExcluiresse projeto já deveria ser realizado faiz tempo , nas escola e um otimo lugar para descobrir talentos , e desenvolver atletas, isso poderá da oportunidade para jovens se destacarem no esporte brasileiro , hj com certeza temos muitos jovens com habilidades diferentes que não são valorizado por falta de oportunidade , se isso fosse implantado nas escola ajudaria a realizar sonhos de crianças que não tem onde treinar, e que na maioria das vezes desistem por não terem condiçoes para patrocinar seu esporte.
ResponderExcluirolá querida professora confesso que acho esse programa tenso pois ,quando eu estudava eu me considerava uma atleta pois eu tinha um time e minhas amigas de time e confesso que na minha opinião eu iria gostar muito mas tendo uma visão profissional vai ser meio complicado dar aula e treinar atletas pois não acho justo com os outros alunos ,acho que o governo tinha que investir mais no esporte em geral ,fora da escola pois não seria um treinamento eficiente para os atletas e assim uma aula que não ´é só esporte de treinamento e sim educacional ficaria de lado .....mais infelizmente pro governo nossos alunos são só mais uns ...é triste essa situação pois se deus quiser quando me forma quero contribuir com a educação e com nossa nação quero ser PROFESSORA dentro de uma escola e não uma treinadora ....que só foca para esporte de alto rendimento bom é isso professora Denise veronezi
ResponderExcluirA ideia do programa tem dois lados negativo e positivo. não concordo com ele por vários fatores um deles não valorizar a cultura corporal, jogos etc. e desconsiderar qualquer tipo de conhecimento que o aluno tenha, não acho interessante não valorizar a cultura de uma criança e cobrar o alto rendimento dela. são coisas que o governo deveriam estudar mais sobre essa concepção das escolas cobrarem rendimentos dos alunos devemos passar para nossos alunos sobre nossa cultura popular, brincadeiras, danças etc. esse tipo de projeto não beneficia o profissional de ED.Física nas escolas na minha maneira de ver somos educadores físicos e não treinadores seja qualquer esporte que seja como futsal, futebol, natação entre outros. E também que as escolas não tem recursos pra trabalhar com o esporte de alto rendimento.
ResponderExcluirEsse projeto é interessante pois visa melhorar a ed. física nas escolas, e ainda tenta passar a cultura, dos jogos, como a cultura corporal. Esse projeto tende formar cidadões tanto bem na vida social quanto na vida esportiva eles querem que esse projeto lancem atletas mais tambem cidadões brasileiros.
ResponderExcluirEu concordo sim com esse projeto nas escolas seria muito interessante, a educação física tem que ser respeitada e valorizada no Brasil e no mundo.
Na minha opinião era bom se fizesse esse projeto fora da escola para não constranger, os demais alunos que não consegue ou tem dificuldade de praticar o esporte.
ResponderExcluirSó que pelo outro lado esse projeto procura alunos com uma facilidade para executar algumas atividades física.
O que eu penso é que todo aluno tem que ter o seu momento lúdico, que nada mais é ter o prazer para fazer o esporte que gosta, e não se preocupado em ser o melhor, mas fazer o esporte seja um momento magico.
Que cada aluno participa independente se é bom ou não, mas que eu consiga que todos participem da educação física.
Na minha opinião as escolas tanto municipais quanto estaduais visam uma formação de cidadãos, quanto ao projeto esse deveria ser implantado em academias ou fora do ambiente escolar, pois só iriam participar os que realmente têm facilidade em praticar algum tipo de esporte para competição. O Governo poderia implantar esse projeto em horários diversos ao da escola,pois assim tiraria tantas crianças das ruas incentivando assim ao esporte tão falado.
ResponderExcluiro objetivo da escola não é formar atletas de de alto nível e sim cidadães mais conscientes e críticos não como o projeto traz , q a escola forma atletas de alto nível !
ResponderExcluirEsse projeto " Atleta na Escola ", deveria vir de outra maneira, já que a função do professor de Educação Física na Escola, e de educar(corpo, mente e alma) e apresentar várias formas corporais de se expressar,
ResponderExcluirO objetivo da escola não é formar atletas de de alto nível e sim cidadães mais conscientes e críticos não como o projeto traz , q a escola forma atletas de alto nível Alunos devem sempre se expressar procurar mais sobre o assunto e não só ouvir e ficar só nisso ....
Considero que o programa tem um caráter imediatista, que não contempla os valores de construção e formação a médio e longo prazos definidos pela escola. Infelizmente nossos políticos têm essa visão de que as coisas tem que acontecer em cima da hora, só para apresentar, para ser vitrine. Nós,como futuros educadores, trabalhamos com a ideia de construção e formação, que é ir além e isso requer tempo, acredito que o programa está fadado ao insucesso, porque não é papel da escola revelar talentos, esses jovens promissores hoje estão sendo encontrados nas escolinhas esportivas, que têm um ritmo e estrutura de treinamento bem mais intensificados do que é feito nas instituições escolares.
ResponderExcluirConcordo plenamente que quanto mais recursos pra beneficiar os alunos de Ed. Física melhor, o problema é abandonar os alunos com menos habilidades para o esporte, por que isso pode acarretar em danos futuros (psicológicos, físicos e etc..), para a vida do aluno, e como já citado anteriormente o objetivo escolar não é formar atletas de alto nível, no meu humilde ponto de vista, se passado com perfeição parar os alunos por nós professores, as variadas formas culturais do movimentar - se humano exemplo: jogos, lutas , o próprio esporte, danças e etc.; ou seja a cultura corporal, visando a perfeita socialização deles com o mundo la fora, já e suficiente, para além de bons atletas s serem boas pessoas...
ResponderExcluirA proposta do Programa "Atleta na Escola" é trabalhar com os alunos em modalidades específicas, então esse programa é muito bom, e sim deve ser implantado em outro ambiente, com treinadores e espaço adequado, onde a criança vai treinar e buscar melhores resultados pra si mesma e também para o esporte, que é importante para o país.
ResponderExcluirA proposta do Programa Atleta na Escola é trabalhar com os alunos em modalidades específicas, então esse programa é muito bom e sim deve ser implantado em outro ambiente, com treinadores e espaço adequado, onde a criança vai treinar e buscar melhores resultados pra si mesma e também para o esporte, que é importante para o país.
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ResponderExcluirNa minha opinião as escolas tanto municipais quanto estaduais visam uma formação de cidadãos, quanto ao projeto esse deveria ser implantado em academias ou fora do ambiente escolar, pois só iriam participar os que realmente têm facilidade em praticar algum tipo de esporte para competição. O Governo poderia implantar esse projeto em horários diversos ao da escola,pois assim tiraria tantas crianças das ruas incentivando assim ao esporte tão falado.
ResponderExcluirO projeto “Atletas na Escola” tem o seu lado negativo e positivo, a busca por novos talentos é ótima, pois serão encontrados talentos natos, o que seria muito bom para a imagem do pais. Grandes talentos para Olimpíadas, claro que não devemos excluir aqueles que não têm um talento, mais sim explorar mais o aluno, assim descobrindo e trabalhando isso na pratica.
ResponderExcluirJá na pratica escolar isso não seria tão bom, pois nem todos os alunos tem um talento de imediato que podemos perceber, uns serão desenvolvidos com o tempo e paciência. E o professor de Ed. Física não esta apto para treinar atletas dentro da escola.
A Ed. Física na escola deve ser prazerosa, contagiante e desafiante que faça seus alunos dispostos a fazer uma aula prazerosa, onde a cooperação reine e a exclusão nem chegue perto.
“Atletas na escola”
ResponderExcluirEsse projeto no meu ver não é algo que se encaixaria nas escolas nos dias de hoje, pois o projeto visa à busca de profissionais, ou seja, enquadram-se apenas as pessoas mais habilidosas, então no âmbito escolar não se devem formar profissionais e sim envolver a participação de todos com suas limitações. Enfatizar nas escolas o esporte como algo, mas lúdico para atingir todo o publico.
Quanto à aplicação do projeto em outro local poderia ser dado de uma forma plausível, pois seria uma seleção de habilidosos como diz :*( Prof° Mascarenhas trata-se de mais um programa esportivo vindo de cima para baixo,para escolher(selecionar) alguns alunos para práticas Olímpicas, enquanto os que não tem esse “talento esportivo” ficaria como expectadores.)
E como Falou o acaciano Agostinho "a escola não é formas atletas de alto nível e sim cidadães conscientes e críticos"
Concordo plenamente que quanto mais recursos pra beneficiar os alunos de Ed. Física melhor, o problema é abandonar os alunos com menos habilidades para o esporte, por que isso pode acarretar em danos futuros (psicológicos, físicos e etc..), para a vida do aluno, e como já citado anteriormente o objetivo escolar não é formar atletas de alto nível, no meu humilde ponto de vista, se passado com perfeição parar os alunos por nós professores, as variadas formas culturais do movimentar - se humano exemplo: jogos, lutas , o próprio esporte, danças e etc.; ou seja a cultura corporal, visando a perfeita socialização deles com o mundo la fora, já e suficiente, para além de bons atleta s serem boas pessoas...
ResponderExcluirSou afavor do projeto perem deveria ser feito com os alunos das escolas mais fora do horario de aula, por que ao meu ver ja foge um pouco do contexto do que o professor de Ed.Fisica aplica na escola ..........mais uma otima iniciativa essa de preparar grandes atletas dentro da escola
ResponderExcluirO projeto ''Atleta na escola'' não deveria ser realizado dentro das escolas, pois esse projeto busca a formação de atletas profissionais e o professor de Educação Física não esta preparado para isso. Sendo assim não é certo que os alunos que não possuem habilidades e capacidades especificas, sejam deixados de lado. A Educação Física escolar vai muito além do esporte.
ResponderExcluirEsse projeto (Atleta na escola) tem seu lado negativo, pois busca a formação de atletas, mas o professor de Educação física, tanto formado na licenciatura, como no bacharel, não está preparado para isso. A função do professor de Educação física além de apresentar diversas formas corporais de se expressar, também ensina conhecimentos básicos do esporte.
ResponderExcluirO objetivo da educação física é desenvolver um cidadão sociável, seria legal falar sobre os atletas de alto rendimento e não desenvolver isso nos alunos.
ResponderExcluirO Programa Atleta na Escola, tem como âmbito levar as escolas recursos financeiros para o desenvolvimento de atividades esportivas, que não sejam somente o futebol, basquetebol, handebol e voleibol, mas também outros esportes que se encaixam nas Olimpíadas, para que o Brasil fique um país competitivo em todos os esportes.
ResponderExcluirNa minha opinião as escolas tanto municipais quanto estaduais visam uma formação de cidadãos, quanto ao projeto esse deveria ser implantado em academias ou fora do ambiente escolar, pois só iriam participar os que realmente têm facilidade em praticar algum tipo de esporte para competição. O Governo poderia implantar esse projeto em horários diversos ao da escola,pois assim tiraria tantas crianças das ruas incentivando assim ao esporte tão falado.
ResponderExcluirAo meu ver o Programa Atleta na Escola, não viabiliza algo tão abrangente o quanto deveria, acaba se tornando algo meu que massante ao decorrer dos tempos,e os alunos não seria capaz de se adaptar conforme o pedido, seria interessante que não houvesse a exclusão de alunos, sei que não por parte do professor, é claro mais sim pelo próprio aluno, ao ver que não esta tão preparado quanto os colegas da própria sala, podendo assim haver variações de esportes, como uma solução. Para que aja uma escolha por parte do aluno, descobrindo assim novos talentos para o esporte, cheguei até pensar que dessa forma não seria como antes, aquela Educação Física militarista, que busca o modelo de atleta perfeito, descartando os alunos menos adeptos a pratica esportiva e também com atletas de alto rendimentos.
ResponderExcluirO projeto tem como finalidade descobrir talentos para o esporte de alto rendimento. Ele é bom, pois busca atletas para servir o país e serem destaques em suas modalidades. Mas por outro lado, os que não tiverem uma boa habilidade para o esporte, seria deixado de lado, assim a criança ficaria frustrada e desistiria de praticar esportes os atividades físicas.
ResponderExcluirO projeto tem como finalidade descobrir talentos para o esporte de alto rendimento. Ele é bom, pois busca atletas para servir o país e serem destaques em suas modalidades. Mas por outro lado, os que não tiverem uma boa habilidade para o esporte, seria deixado de lado, assim a criança ficaria frustrada e desistiria de praticar esportes os atividades físicas.
ResponderExcluirA Educação Física é uma disciplina obrigatória no currículo escolar, portanto, acredito que nossa função não deveria ser somente a formação de atletas, mas sim, a formação de jovens ativos e cientes da bagagem que podemos oferecer através de jogos, danças, brincadeiras, esportes e lutas.
ResponderExcluirO projeto não deixa de ser bom, mas, existem escolas de esportes justamente para a formação desses atletas, acho que essa questão não se encaixa ao professor de educação-física.
Na minha maneira de entender, o esporte de alto nível não cabe dentro do ambiente escolar. A educação física não é apenas esporte e competição, como a maioria da sociedade entende. É bem mais que isso, é brincar, é cooperação, desenvolvimento afetivo e motor etc. Como João Batista Freire diz: "o corpo é uma linguagem mundial", o papel do professor é mostrar para os alunos, como "eles" podem encontrar sua própria linguagem corporal.
ResponderExcluirConcluímos, a educação física tem a mesma ou até maior importância, que qualquer "matéria", dentro da escola. Agora querer, que os professores formam atletas de alto nível é "loucura", um equivoco muito grande, faz a educação física perder seu grande valor, formar cidadães de respeito que saibam usar a sua maior ferramenta de toda sua vida, o seu próprio corpo.
O projeto ‘’Atleta na escola’’ não deveria ser realizado dentro das escolas, pois esse projeto busca a formação de atletas profissionais e o professor de Educação Fisica não esta preparado para isso. Sendo assim não é certo que os alunos que não possuem habilididades e capacidades especificas, sejam deixados de lado. A Educação Fisica escolar vai muito além do esporte.
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ResponderExcluirEsse projeto deveria sim ser implantado nas escola pois os alunos saberao a verdade importancia e o que sao esse tipos de jogos, e saberao o quanto é dificil e saber como se trata para chegar como um atleta de alto nivel. É importante pois foge um pouco do esquema escolar...
ExcluirEsse projeto (Atleta na escola) tem seu lado negativo, pois busca a formação de atletas, mas o professor de Educação física, tanto formado na licenciatura, como no bacharel, não está preparado para isso. A função do professor de Educação física além de apresentar diversas formas corporais de se expressar, também ensina conhecimentos básicos do esporte.
ResponderExcluirEsse projeto (Atleta na escola) tem seu lado negativo, pois busca a formação de atletas, mas o professor de Educação física, tanto formado na licenciatura, como no bacharel, não está preparado para isso. A função do professor de Educação física além de apresentar diversas formas corporais de se expressar, também ensina conhecimentos básicos do esporte.
ResponderExcluir(Bruna Souza)
O projeto tem uma finalidade de busca de talentos capacitados em sua devidas modalidades visando sempre alto perfoomace de seus atletas para representar com honra e dignidade sua respectiva nação , mas outros crianças e adolecentes que não conseguem chegar a um patamar elevado de rendimento são deixadas de lado se frustam , mas teria que haver uma busca dessas crianças pra mesmo elas possas ser inseridas no contexto como um bom estudo podendo ser professores auxiliares preparodes fisiscos e etc .
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ResponderExcluirEsse projeto (Atleta na escola) tem seu lado negativo, pois busca a formação de atletas, mas o professor de Educação física, tanto formado na licenciatura, como no bacharel, não está preparado para isso. A função do professor de Educação física além de apresentar diversas formas corporais de se expressar, também ensina conhecimentos básicos do esporte.
ResponderExcluirEsse projeto (Atleta na escola) tem seu lado negativo, pois busca a formação de atletas, mas o professor de Educação física, tanto formado na licenciatura, como no bacharel, não está preparado para isso. A função do professor de Educação física além de apresentar diversas formas corporais de se expressar, também ensina conhecimentos básicos do esporte.
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ResponderExcluirEsse projeto (Atleta na escola) tem seu lado negativo, pois busca a formação de atletas, mas o professor de Educação física, tanto formado na licenciatura, como no bacharel, não está preparado para isso. A função do professor de Educação física além de apresentar diversas formas corporais de se expressar, também ensina conhecimentos básicos do esporte.
ResponderExcluirNão é correto deixar os alunos que não possuem habilididades e capacidades especificas deixados de lado. A Educação Fisica escolar vai muito além do esporte. Este projeto: ALTELTA NA ESCOLA, não deveria ser realizado dentro das escolas, pois os professores não estão preparados para isso, eles apenas ensinam os conhecimentos básicos do esporte e as diversas formas corporais de se expressar. Sendo assim, este projeto tem seu lado totalmente negativo, pois ele apenas busca a formação de atletas.
ResponderExcluirNão é correto deixar os alunos que não possuem habilididades e capacidades especificas deixados de lado. A Educação Fisica escolar vai muito além do esporte. Este projeto: ALTELTA NA ESCOLA, não deveria ser realizado dentro das escolas, pois os professores não estão preparados para isso, eles apenas ensinam os conhecimentos básicos do esporte e as diversas formas corporais de se expressar. Sendo assim, este projeto tem seu lado totalmente negativo, pois ele apenas busca a formação de atletas.
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ResponderExcluirA Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar, portanto, acredito que nossa função não seria somente a de formar atletas, mas sim de ajudar na formação do aluno como pessoas ativas e cientes da bagagem que nós podemos oferecer através de jogos, danças, lutas, brincadeiras, esportes... É claro que o projeto tem seu lado positivo, mas acho que poderíamos deixar esta incumbência para as escolas de esportes.
ResponderExcluirO programa atleta na escola tem uma boa abordagem, mais ao meu ver este projeto deveria seguir com outro olhar para fora da escola.
ResponderExcluirA educação física escolar não tem como meta a formação de atletas mais sim de cidadães.
Busca atletas para servir o país e serem destaques em suas modalidades.Os que não tiverem uma boa habilidade ou capacidade específica para o esporte, seria deixado de lado, e desistiria de praticar esportes.
ResponderExcluirNa minha opinião, esse projeto daria certo em locais públicos, com maior quantidade de profissionais formados para observar as crianças.Mais oportunidades a essas crianças que são o futuro do nosso brasil.
A Educação Física Escolar tem muito mais a contribuir para a formação das crianças e dos adolescentes, do que apenas revelar atletas para eventos esportivos que ocorrerão nos próximos anos em nosso país. Para tanto, as autoridades deveriam pensar em políticas públicas para implantação de centros esportivos para essa finalidade especificamente. O que notamos é que esse Programa tem um cunho político imediatista e oportunista devido ao clima de olimpíadas.
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