terça-feira, 3 de setembro de 2013

Abordagem Desenvolvimentista

Fundamentos da Abordagem

  • É baseada na área do comportamento motor, composto pelas subáreas: aprendizagem motora, desenvolvimento motor e controle motor.
  • A abordagem desenvolvimentista é dirigida especificamente para a faixa etária até os 14 anos.
  • Nesta abordagem, o movimento é considerado como o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto.
  • O comportamento motor é desenvolvido pelo aumento da interação e a complexidade dos movimentos.
  • Ordenação das sequências de aprendizagem (do mais simples para o mais complexo).
  • Experiências de movimentos adequados ao nível de crescimento e desenvolvimento dos alunos.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS



FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR


DISCUTINDO A ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA

Darido (2003) considera que uma das limitações desta abordagem refere-se à pouca importância, ou a uma limitada discussão, sobre a influência do contexto sociocultural que está por trás da aquisição das habilidades motoras.
Na abordagem desenvolvimentista, a educação física trataria do estudo e da aplicação do movimento, as aulas deveriam propiciar condições para a aprendizagem de movimentos dentro de padrões sugeridos pelas fases determinadas biologicamente (DAOLIO, 2010).


PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS DA ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA

No Brasil, principalmente nos trabalhos de Tani (1987), Tani et alii (1988) e Manoel (1994).
A obra mais representativa desta abordagem é Educação Física Escolar: Fundamentos de uma Abordagem Desenvolvimentista (Tani et alii, 1988).

Vários autores são citados no trabalho exposto, mas dois parecem ser fundamentais: D. Gallahue e J. Connoly.


Sugestão de leitura: clique no link abaixo:




REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. 1998.
DAOLIO. Educação física e o conceito de cultura. 3ed. 2010.
DARIDO.  Educação física na escola: questões e reflexões. 2003.
GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Artmed. 7ed. 2013.
Junqueira ; Marin. Relações entre as tendências e as abordagens da educação e da educação física: possíveis aproximações e contribuições da didática. UNICAMP, 2012.

21 comentários:

  1. Prof° muito obrigada por sua brilhante apresentação, acho que tudo começa a ficar mais claro e fácil para perceber a diferença e as características de cada abordagem...Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só tenho a agradecer!! e dizer que dessa maneira aprendemos juntos!!
      Abraços!

      Excluir
  2. Obrigada Profº.
    Concordo com o que a Michelle disse, a cada novo conhecimento sobre as abordagens tudo vai ficando mais claro sobre as diferenças entre elas e suas características.
    Muito boa a palestra. Obrigada ..

    ResponderExcluir
  3. Professor agradeço por sua participação e pela Palestra que contribuiu com certeza para ampliar nossos conhecimentos. Abraços carinhosos!
    Denise Veronezi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço!! é sempre muito bom estar nesse ambiente..me sinto muito bem recebido!!
      Abraçosss!!

      Excluir
  4. Maravilhoso ta de parabéns Profº pela palestra aprendi bastante e gostei. Nota 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado José. É ótimo receber um feedback de vocês.
      Abraços!!

      Excluir
  5. Profº obrigado pela sua palestra foi uma ótima palestra, o conhecimento adquirido nela serviu como um ótimo esclarecimento sobre a abordagem, eu particularmente gosto muito dos conceitos e caracteristicas existentes nessa abordagem.
    òtima palestra, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lucas. Cada um se identifica mais com uma abordagem, e na prática é muito bom quando sabemos o caminho que estamos seguindo.
      Abraços!!

      Excluir
  6. Prof. Higor,
    Parabéns pela palestra!

    Acredito que a classe aderiu de forma significativa os conhecimentos
    sobre a Abordagem Desenvolvimentista, dando ênfase no desenvolvimento motor.

    Obrigada por esta contribuição.
    : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fernanda, fico muito feliz pela minha contribuição.
      Agradeço o carinho!!
      Abraços!!

      Excluir
  7. amei esse blog e posso falar com clareza aprender sobre abordagens não é fácil mais o que seria de nós futuros professores ,sem esse apoio a cada dia de aula que passa vou me identificando com algumas delas ... estou amando prof.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo de aula é muito pequeno. Tudo que pudermos incluir para a nossa aprendizagem é muito importante, e essa estratégia de ensino tem mostrado muita utilidade, é um momento extra-aula que proporciona o esclarecimento de muitas duvidas e trocas de conhecimento.
      Abraços!!

      Excluir
  8. gostei muito desta palestra !
    precisamos de mais palestras assim .

    ResponderExcluir
  9. Bela Palestra. Muito legal começar a atender melhor as diferenças e as características de cada abordagem. :)

    ResponderExcluir
  10. Adorei a palestra,pois deu para ser ter um claro entendimento da abordagem desenvolvimentista.Contribui para transparência do conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pela minha participação na construção desse conhecimento.
      Abraços!!

      Excluir