Fundamentos da Abordagem
- É baseada na área do comportamento motor, composto pelas subáreas: aprendizagem motora, desenvolvimento motor e controle motor.
- A abordagem desenvolvimentista é dirigida especificamente para a faixa etária até os 14 anos.
- Nesta abordagem, o movimento é considerado como o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto.
- O comportamento motor é desenvolvido pelo aumento da interação e a complexidade dos movimentos.
- Ordenação das sequências de aprendizagem (do mais simples para o mais complexo).
- Experiências de movimentos adequados ao nível de crescimento e desenvolvimento dos alunos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
DISCUTINDO A ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Darido
(2003) considera que uma das limitações desta abordagem refere-se à pouca
importância, ou a uma limitada discussão, sobre a influência do contexto
sociocultural que está por trás da aquisição das habilidades motoras.
Na
abordagem desenvolvimentista, a educação física trataria do estudo e da
aplicação do movimento, as aulas deveriam propiciar condições para a
aprendizagem de movimentos dentro de padrões sugeridos pelas fases determinadas
biologicamente (DAOLIO, 2010).
PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS DA ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
No Brasil,
principalmente nos trabalhos de Tani (1987), Tani et
alii (1988) e Manoel (1994).
A
obra mais representativa desta abordagem é Educação Física Escolar: Fundamentos
de uma Abordagem Desenvolvimentista (Tani et alii, 1988).
Vários
autores são citados no trabalho exposto, mas dois parecem ser fundamentais: D.
Gallahue e J. Connoly.
Sugestão de leitura: clique no link abaixo:
REFERÊNCIAS
•BRASIL.
Parâmetros curriculares nacionais: educação física. 1998.
•DAOLIO.
Educação física e o conceito de cultura. 3ed. 2010.
•DARIDO. Educação física na escola: questões e
reflexões. 2003.
•GALLAHUE;
OZMUN; GOODWAY. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças,
adolescentes e adultos. Artmed. 7ed. 2013.
•Junqueira
; Marin. Relações entre as tendências e as abordagens da educação e da educação
física: possíveis aproximações e contribuições da didática. UNICAMP, 2012.



Prof° muito obrigada por sua brilhante apresentação, acho que tudo começa a ficar mais claro e fácil para perceber a diferença e as características de cada abordagem...Obrigada!!!!
ResponderExcluirEu só tenho a agradecer!! e dizer que dessa maneira aprendemos juntos!!
ExcluirAbraços!
Obrigada Profº.
ResponderExcluirConcordo com o que a Michelle disse, a cada novo conhecimento sobre as abordagens tudo vai ficando mais claro sobre as diferenças entre elas e suas características.
Muito boa a palestra. Obrigada ..
Obrigado Lenara!! fico feliz que gostou!!
ExcluirAbraços!!
Professor agradeço por sua participação e pela Palestra que contribuiu com certeza para ampliar nossos conhecimentos. Abraços carinhosos!
ResponderExcluirDenise Veronezi
Eu que agradeço!! é sempre muito bom estar nesse ambiente..me sinto muito bem recebido!!
ExcluirAbraçosss!!
Maravilhoso ta de parabéns Profº pela palestra aprendi bastante e gostei. Nota 10
ResponderExcluirMuito obrigado José. É ótimo receber um feedback de vocês.
ExcluirAbraços!!
Profº obrigado pela sua palestra foi uma ótima palestra, o conhecimento adquirido nela serviu como um ótimo esclarecimento sobre a abordagem, eu particularmente gosto muito dos conceitos e caracteristicas existentes nessa abordagem.
ResponderExcluiròtima palestra, parabéns.
Muito obrigado Lucas. Cada um se identifica mais com uma abordagem, e na prática é muito bom quando sabemos o caminho que estamos seguindo.
ExcluirAbraços!!
Prof. Higor,
ResponderExcluirParabéns pela palestra!
Acredito que a classe aderiu de forma significativa os conhecimentos
sobre a Abordagem Desenvolvimentista, dando ênfase no desenvolvimento motor.
Obrigada por esta contribuição.
: )
Muito obrigado Fernanda, fico muito feliz pela minha contribuição.
ExcluirAgradeço o carinho!!
Abraços!!
amei esse blog e posso falar com clareza aprender sobre abordagens não é fácil mais o que seria de nós futuros professores ,sem esse apoio a cada dia de aula que passa vou me identificando com algumas delas ... estou amando prof.
ResponderExcluirO tempo de aula é muito pequeno. Tudo que pudermos incluir para a nossa aprendizagem é muito importante, e essa estratégia de ensino tem mostrado muita utilidade, é um momento extra-aula que proporciona o esclarecimento de muitas duvidas e trocas de conhecimento.
ExcluirAbraços!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgostei muito desta palestra !
ResponderExcluirprecisamos de mais palestras assim .
Obrigado Danilo, estou a disposição.
ExcluirAbraços!!
Bela Palestra. Muito legal começar a atender melhor as diferenças e as características de cada abordagem. :)
ResponderExcluirObrigado Vitor.
ExcluirBons estudos!!
Abraços!!
Adorei a palestra,pois deu para ser ter um claro entendimento da abordagem desenvolvimentista.Contribui para transparência do conteúdo.
ResponderExcluirFico feliz pela minha participação na construção desse conhecimento.
ExcluirAbraços!!