terça-feira, 20 de agosto de 2013

Aprendizagem Colaborativa


Queridos alunos este  é um espaço de Aprendizagem Colaborativa e iniciamos com os seguintes Temas:

1- Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física Escolar
2- Jogos Cooperativos e a Educação Física Escolar
3- Cultura Afro-Brasileira: Jogos e Brincadeiras
4- Cultura Indígena: Jogos e Brincadeiras
5- Cultura Européia: Jogos e Brincadeiras

Aproveitem para compartilhar o conhecimento proveniente das pesquisas realizadas com os grupos e insira: conteúdos, vídeos, imagens, referências, etc. Procure elaborar e postar a produção do grupo! Bom Trabalho a Todos! Vamos fazer deste espaço, um local de troca de conhecimentos!

Abraços a Todos!!!

102 comentários:

  1. Tema 2 Jogos Cooperativos - grupo Asbel, Daniel, Fernando e Gabriel.
    Segue abaixo um vídeo sobre o tema aplicado em escolas estaduais.
    http://www.youtube.com/watch?v=I7gkeTHnaDI

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    1. O jogo cooperativo ajuda as pessoas a se libertarem da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo. Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprenderem a trabalharem em grupos, ajuda as pessoas a se libertarem da competição,. O que mais importa em jogos cooperativos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade.

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    2. O que são Jogos cooperativos




      Jogos cooperativos são dinâmicos de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário., fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado.

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  2. Nomes:José Francisco, Bruna e José Augusto

    Tema 3: Jogos e brincadeiras afro brasileiras.

    Brincadeira: Terra mar! Uma longa reta deve ser riscada no chão. De um lado se escreve “Terra” e do outro “Mar”. No início todas as crianças podem ficar do lado da terra. Ao ouvirem: Mar! Todos devem pular para o lado do mar. Ao ouvirem: TERRA! Pulam para o lado da terra. Quem pular para o lado errado sai. O último a permanecer sem errar vence.

    De acordo com Maranhão (2006), os jogos na cultura africana, assim como em outras culturas, possuem algumas particularidades em relação a gênero, idade e número de participantes. Alguns jogos na cultura africana são praticados somente por meninas e outros somente por meninos. Afirma ainda ser fundamental levar em consideração o contexto em que se desenvolve(u) o jogo para haver compreensão e respeito à cultura.

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    1. tema importante para os alunos entenderem e ter o discernimento do quão é importante esse tema e essa vivencia no âmbito escolar....

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  3. Jogos e brincadeiras tradicionais Europeus - Jogos e Brincadeiras da Itália

    LA CAMPANA

    O que é

    Talvez seja o primeiro jogo que os meninos (e meninas…) fazem juntos e trata-se de desenhar no chão casinhas geralmente 7 e saltar lá para dentro.

    Existem muitas maneiras de definir este jogo: mundo, campainha, semana, lua, …

    Regras

    As crianças, uma de cada vez, devem lançar uma pedra que deve entrar dentro da primeira casa, depois saltar lá para dentro e apanhar com a mão a pedra e depois saltar ao pé-coxinho para dentro das outras e voltar ao início.

    Vence a criança que conseguir meter em primeiro lugar a pedra dentro de todas as casinhas e completar o percurso sem nunca tocar com os pés nas linhas desenhadas.

    As antigas variantes deste jogo (manter por exemplo a pedra na testa) são hoje impossíveis de serem propostas, enquanto antes quatro ou cinco crianças passavam a tarde toda para ver quem ganhava, hoje depois de meia hora já querem mudar de jogo.

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    1. Muito importante para que o aluno tenha conhecimento sobre as culturas europeias,seus costumes,brincadeiras entre outros,tema de suma importância para o conhecimento do aluno...

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    2. blz jeffi entra no blog que eu postei esta massa...

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Jogos cooperativos são dinâmicos de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário., fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado. http://www.significados.com.br/jogos-cooperativos/

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  5. Jogos Coopetarivos

    O jogo cooperativo, segundo Amaral, busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo, aplicá-las em um grupo e tentar chegar a um objetivo comum. O que mais importa é a colaboração de cada indivíduo do grupo, é o que cada um deles tem para oferecer no momento da atividade, para que o grupo consiga agir com mais eficiência nas tarefas.
    Conseguimos nos descontrair e ficar mais flexíveis nas nossas interações com os outros, liberamos todo o potencial criativo que há em cada um. Através dos jogos cooperativos nos sentimos confortáveis e confiantes para desfazer nossos bloqueios e compartilhamos qualidades como autoestima, criatividades, entusiasmo, comunicação, confiança e respeito mútuo.

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  6. Jogos Cooperativos
    Video sobre jogos cooperativos.
    Ajudam a unir pessoas,eliminam o medo do fracasso e reforçam a confiança em si e nos outros.

    http://www.youtube.com/watch?v=sXhFSHpW7WM

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  7. #CulturaEuropéia:JogoseBrincadeiras #Omelhorgrupo

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  8. Tema:2 Jogos cooperativos...Grupo Jéssica Mendonça;Danilo Assis e Thiago Henrique

    Barco Cooperativo

    Para realizar esta atividade iremos precisar de canetas coloridas, papéis, vendas e algo para imobilizar os membros superiores dos alunos.
    Inicialmente divida sua turma em grupos de 5 alunos, que deverão posicionar-se sentados no chão. Caso alguém fique sem grupo deverá auxiliar o professor.
    A tarefa é simples: desenhar um barco num tempo de 5 minutos.
    Cada aluno fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para outro colega e assim por diante.
    Regras 1: Cada um, na sua vez, poderá fazer apenas um traço no papel, até que o desenho esteja concluído ou o tempo tenha acabado. Simples, não é?
    Regras 2: Além de poder fazer um traço por vez, os participantes também deverão ter as seguintes características individuais:
    o aluno 1 é cego e só tem o braço direito;
    o aluno 2 é cego e só tem o braço esquerdo;
    o aluno 3 é cego e surdo;
    o aluno 4 é cego e mudo
    o participante 5 não tem braços.
    Atenção!
    1. Para desempenhar estes papéis, o professor pede que os grupos escolham quem será 1, 2, 3, 4 e 5, entregando as vendas para os olhos e tiras de pano para amarrar os braços de quem for escolhido como número 5.

    2. Quando os grupos estiverem prontos, o professor iniciará a contagem do tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção, permanecendo em silêncio até que o tempo acabe.

    3. Todas as dúvidas que surgirem devem ser esclarecidas pelo próprio grupo e poderão ser retomadas posteriormente em discussão com o grande grupo.

    4. Após o jogo, cada grupo deverá apontar quais foram as dificuldades encontradas, o desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.

    DICA: Inicialmente, podemos fazer a atividade sem que ninguém represente os papéis propostos com as necessidades especiais apresentadas. Depois de se familiarizar com atividade, num segundo momento, daí sim seria interessante distribuir os papéis que cada um deverá desempenhar. (Ana Paula Perón. Revista dos Jogos Cooperativos, ed.3/2003, p.21)

    Essa atividade pode ser realizada com turmas a partir do 3ºano do ensino fundamental.

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  9. Nomes: João Paulo Torres, João Pedro Arruá e Renan Criado

    Tema 1: Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física Escolar

    Entendemos que jogos populares são aquelas brincadeiras antigas e que são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem. Muitas delas existem há séculos, e por vezes costumam ter variações ou sofrer modificações de acordo com a região do Brasil, porém os objetivos são sempre os mesmos. A preservação destas brincadeiras é muito importante para a preservação da história e do folclore do nosso país. Infelizmente muitas brincadeiras "modernas" estão acabando com os jogos populares

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    1. É muito importante levar jogos e brincadeiras populares na Ed.Física escolar,pois assim se aprende varias culturas e varios jogos de outras regiões que não conhecemos.

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    2. Com este trabalho acabamos resgatando nossas origens, e nossa extensa Cultura Brasileira. Sem falar no quanto estou me surpreendendo com algumas curiosidades de certos jogos.

      Como dizem: "Brincando também se aprende"

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  10. Pessoal acabamos de achar um vídeo bacana sobre a Cultura Indígena.. Dêem uma olhadinha,bastante interessante...Grupo 8:Tom, Maraísa e Maria Eduarda..
    http://www.youtube.com/watch?v=gEYiDPr9JF0

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  11. Danilo Severo
    Achei interessante em minha pesquisa saber que o famoso jogo da velha teve origem na Inglaterra conhecido como tic tac toc....

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  12. Jogos e Brincadeiras tradicionais da Europa!!

    Jogos de Portugal;
    Jogo do Eixo

    No chão é traçado um risco do qual está a 1º criança com as mãos apoiadas nos joelhos, flectindo o tronco e a cabeça (mula) .
    Os outros estão em fila, a uma distância de cerca de 2 metros da primeira.
    Depois de uma ligeira corrida, saltam, uma a uma, afastando as pernas e pousando as duas mãos sobre as costas do colega.
    À medida que vão saltando, vão-se colocando, também, na posição do 1º jogador, a uma certa distância umas das outras (2 metros).
    Assim, vai aumentando o número de sobre as quais têm de saltar.
    Se forem 10 crianças, a última salta por cima de nove.
    Então, chega a vez da primeira, que ficou junto do risco, saltar por cima de todos os colegas.
    Continua sempre assim o jogo..
    FONTE: http://cerco8c.blogs.sapo.pt/


    Brincadeira:
    CABRA CEGA
    Para essa brincadeira são necessárias, no mínimo, 3 pessoas. Um dos participantes deve ser a cabra-cega e ter os olhos vendados com um lenço.
    É importante definir o espaço onde acontecerá a brincadeira, pois se a área for muito grande, a pessoa que tem a venda nos olhos não vai conseguir achar ninguém.

    Todos devem tentar fugir, pois o objetivo da cabra-cega é achar alguém e adivinhar quem é essa pessoa. Enquanto a brincadeira acontece, os participantes fazem um jogo de perguntas e respostas, o que ajuda a cabra-cega a localizar os outros pela audição.

    - Cabra-cega, de onde você veio?
    - Vim lá do moinho.
    - O que você trouxe?
    - Um saco de farinha.
    - Me dá um pouquinho?
    - Não.

    - Cabra-cega, donde vens?
    - Venho da serra.
    - O que me trazes?
    - Trago bolinhos de canela.
    - Dá-me um!
    - Não dou.

    - Cabra-cega de onde vens?
    - Do Castelo
    - Trazes ouro ou trazes prata?
    - Trago ouro!
    - Vá beijar no ** do besouro.
    - Trago prata!
    - Vá beijar no ** da barata.

    - Cabra-cega, donde vens?
    - Do sertão!
    - Traz ouro, prata ou requeijão?
    - Trago ouro.
    - Pois rode como besouro.

    No momento em que a cabra-cega pega alguém, ela deve dizer o nome da pessoa que ela acha que pegou. Caso acerte, o encontrado vira a cabra-cega, senão, deve continuar tentando.
    Fonte: http://so-brincadeiras.blogspot.com.br/2009/03/cabra-cega.html

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  13. Alguns jogos e brincadeiras europeias: http://curumimcampinas.blogspot.com.br/2012/07/brincadeiras-europeias.html by: Renan Lucas e Douglas.

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  14. Discentes: Fernanda Bozza, Douglas Casado, Vitória Rapassi e Vitor Hugo Scremin

    Tema: JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA INDÍGENA

    Vamos apresentar a vocês uma das várias brincadeiras indígenas:

    "ARRANCA MANDIOCA"

    Esta brincadeira ainda vive firme e forte em algumas comunidades indígenas, mas é desconhecida entre crianças e adultos não indígenas. Vive forte mesmo, afinal, para brincar é preciso um bocado de força. Nos estados do Espírito Santo e de São Paulo, crianças guarani a conhecem pelo nome de “arranca mandioca”, porque lembra a maneira como a mandioca é colhida, atividade bastante conhecida pelas crianças indígenas. Quando resolvem brincar, reúnem-se perto de uma árvore e fazem fila, todos agachados, com as mãos nos ombros da criança da frente. Caminham dessa forma até a árvore e sentam no chão. A primeira da fila se agarra na árvore e as de trás seguram umas nas outras pelos braços e pernas. Uma criança (precisa ser alguém forte) é encarregada de “arrancar” as mandiocas – que são as próprias crianças. O primeiro da fila, aquele que está agarrado à árvore, é o “dono da roça de mandiocas”, é ele quem dá permissão para que sejam retiradas uma a uma as “crianças-mandiocas” da fila. E assim, começa o trabalho de soltar cada criança com toda a força.

    Boa noite!

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  15. http://www.youtube.com/watch?v=Kn2hIp3qa7I
    Brincadeiras populares como amarelinha.. são passadas de geração em geração como mostra o vídeo, crianças provavelmente iniciando na escola já brincando na rua com esta brincadeira

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  16. Jogos e brincadeiras da Cultura Européia: Portugal: Cabra Cega
    Terreno: O terreno deve ser amplo e limpo, de preferência sem buracos.
    número de participantes: Vários
    Objetivo: A cabra cega deve apanhar os outros jogadores e identifica-los pelo tacto.
    Desenvolvimento: Põe-se uma venda a um jogador para ser a cabra cega. Os outros jogadores andam a sua volta tocando-lhe e dizendo cabra cega. mas sem se deixarem apanhar nem ir para muito longe. Quando um jogador é apanhado pela cabra cega não pode falar porque esta deve identifica-los através do tacto. Se conseguir passa então o jogador apanhado a ser a cabra cega.

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    1. Muito interessante conhecer as brincadeiras e jogos da cultura européia, especialmente de Portugal, que representa uma de nossas origens.
      Já brinquei muito de Cabra Cega ou "Cobra Cega", e nunca havia imaginado que ela poderia ser uma herança de nossos colonizadores.

      :D

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    2. Muito Legal saber de onde veio as brincadeiras... Vlw Fernanda Côrtes

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  18. Continuem postando comentários meus queridos!!!

    PARABÉNS!!!

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  19. Nomes: Fábio , Vitor , Victor Hugo e Luana

    Tema 1: Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física Escolar

    Os jogos e as brincadeiras infantis populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo.

    Atualmente, devido ao progresso e às mudanças dele decorrentes, as brincadeiras e jogos infantis populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador.

    A evolução urbana também tem contribuído para a extinção dessas atividades. O fato de trocar a moradia em casas por prédios de apartamentos e o processo de insegurança generalizada no País, estão fazendo com que as calçadas deixem de ser um local de divertimento infantil.

    Há algum tempo, era muito comum nas cidades, principalmente nos pequenos municípios do interior do Nordeste brasileiro, as crianças brincarem e jogarem na frente das suas casas, nas calçadas ou em praças e ruas tranqüilas.

    Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, adedonha ou stop, quebra-panela, o coelho sai, sobra um, concentração.

    Hoje ainda se vê com mais frequência as “peladas” de futebol, jogadas nas ruas mais tranquilas, de pouco movimento, em terrenos baldios, nas areias das praias, gramados de jardins públicos e até em algumas praças.

    Qualquer espaço público vazio e uma bola servem para a prática da pelada, também chamada de “racha”. É um jogo informal, sem normas muito rígidas, onde não se respeitam as regras do futebol. Vale tudo, menos colocar a mão na bola. Normalmente, não há goleiros. Nesse caso, as balizas são bem estreitas para dificultar o gol.

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    1. conteúdo importantissimo para q os alunos tenham consciencia da nossa cultura e o qto ela é importante no âmbito escolar....

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  20. Tema 4: Jogos e Brincadeiras DA Cultura Indígena.
    Grupo: Júlio, Milena, Bruna Mayra.
    Para começar falaremos de um Jogo Indígena logo abaixo.

    Cabo de guerra
    Modalidade praticada para medir a força física, o cabo de guerra é muito aceito entre as etnias participantes de todas as edições dos Jogos, como atrativo emocionante, que arranca manifestação da torcida indígena e do público em geral. Permite a demonstração do conjunto de força física e técnica, que cada equipe possui. É uma das provas mais esperadas pelos atletas, pois muitas equipes treinam intensamente em suas aldeias, puxando grandes troncos de árvores. Isso porque, para os indígenas a força física é de suma importância, dando o caráter de destaque e reconhecimento entre todos. Na preparação de seus guerreiros, os índios sempre procuraram meios de desenvolver e medir a coragem e os limites de sua capacidade na força física.

    Vídeo: CABO DE GUERRA


    http://www.youtube.com/watch?v=wOzKnzeV-Kc

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    1. Muito importante também falar sobre a cultura indígena,pois é um povo que tem uma cultura muito rica em danças,musicas,brincadeiras.E foi interessante falar sobre o jogo cabo de guerra pois muitas pessoas nem sabiam que esta brincadeira era indígena,muito bom resgatar esta cultura.

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  21. Fonte da Brincadeira ARRANCA MANDIOCA;

    http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras

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  22. JOGOS COOPERATIVOS....VÍDEO


    http://www.youtube.com/watch?v=qHrinm4RJXk

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  23. Acaciano, Dener, Lucas Ralio, A cultura infantil necessita oralidade para se disseminar jogos puramente verbais talvez tenham encontrados barreiras na linguagem, dificultando o processo de transmissão...

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  24. Nomes:Bruno,Ellen,Wuillque

    Tema 1: Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física Escolar

    Durante muito tempo os jogos e as brincadeiras vem passando de pais para filhos, não tendo uma idade exata para se divertir. Apesar de todas as novas tecnologias que surgem a todo momento os jogos e brincadeiras simples nunca ficam no esquecimento.
    As Brincadeiras populares tem um enfoque multicultural. O jogo é importante para o indivíduo dando a possibilidade de se expressar graças à prática lúdica. A brincadeira infantil possibilita com que a criança lide com a fantasia, com o medo, com a imaginação e com o faz-de-conta.

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    1. É a imaginaçao é muito importante msm paras as crianças....

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  25. Nomes:Bruno,Ellen,Wuillque

    Tema 1: Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física Escolar

    Quando existe a referência a jogos e brincadeiras, pode-se definir esses momentos como passatempos e divertimentos, que estão sujeitos a regras para definir e organizar a participação de todos. Estes jogos e brincadeiras também se reportam ao lúdico pela recreação e representações teatrais que levam a diversão e ao viver a vida. E encontra-se ainda brincar como “divertir-se infantilmente; entreter-se em jogos de criança ou ainda recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar.
    (Lúdico - Que tem o divertimento acima de qualquer outro propósito)

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  26. Muito legal ver q todos estao participando..eh isso ai galera vamo bomba esse blog da nossa querida VV..rsrsrsrs :)

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  27. JOGOS COOPERATIVOS...


    “Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas.”

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  28. JOGOS COOPERATIVOS....VIDEO

    http://youtu.be/sXhFSHpW7WM

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  29. JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA INDÍGENA

    Grupo: Fernanda, Douglas, Vitória e Vitor.

    Olha ai galera, o Cabo de Guerra que várias vezes praticamos em nossas aulas, também faz parte da Cultura Indígena.

    - Cabo de Guerra:

    É disputada em equipe, cujo objetivo é o de medir a força física dos participantes. Vencer o cabo de guerra significa ter os índios mais bem preparados para o confronto físico, e por isso é uma das provas mais esperadas dos Jogos. Cada tribo pode inscrever duas equipes (uma masculina e uma feminina), com dez participantes cada uma.

    Boa noite à todos.

    FONTE: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/jogos-dos-povos-indigenas.htm

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  30. Nomes:Bruno,Ellen,Wuillque

    Tema 1: Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física Escolar

    -Brincar


    Brincar é importante, é terapêutico, é prazeroso, e o prazer é ponto fundamental da essência do equilíbrio humano. Logo, podemos dizer que a ludicidade é uma necessidade fundamental da essência do equilíbrio humano, tanto da criança quanto do adulto. Por consequência a necessidade de brincar é importante e necessário ao desenvolvimento.

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  31. Nomes:Bruno,Ellen,Wuillque

    Tema 1: Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física Escola

    -Historia da Pipa uma brincadeira popular



    Mais uma história interessante é a da pipa, que pode existir em variadas versões: papagaio, pipa, pandorga, frecha, arraia, curica, califa... Apareceram na China mil anos antes de Cristo e, antes de ser um brinquedo, era um sinalizador militar. A cor da pipa, sua pintura e os movimentos que fazia no ar serviam para passar mensagens entre os campos de guerra. Hoje, no Oriente, as pipas têm ainda um significado religioso, tendo por finalidade "espantar maus espíritos".
    Já da relação do homem com elementos da natureza surgem alguns brinquedos como as 5 Marias, aro, bola, bolas de gude...Na Antiguidade, os reis passavam o tempo se divertindo com as 5 Marias, que já foram pepitas de ouro, pedras preciosas, marfim ou âmbar. Hoje, bem mais simples, podem ser feitas de saquinhos de pano cheios de areia, ossos, sementes ou caroços de frutas.

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    1. Veja só como a origem dessas brincadeiras são inusitadas.
      Já soltei muita Pipa na minha infância, sendo que hoje posso conhecer como surgiu essa brincadeira e ver o quanto a questão da Tradição e do passar de Geração em Geração é abrangente.

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  32. Nomes:Bruno,Ellen,Wuillque

    Tema 1: Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física Escola

    Quebra- Cabeça


    Há muito outros exemplos desta relação do homem com o ambiente do qual faz parte e de sua eterna busca em imitar o real para melhor entendê-lo. É o caso quebra-cabeça, inventado 1763 pelo inglês John Spilsbury que fazia mapas e gravuras. Ele teve a idéia de criar um mapa dividido em peças de madeira para ajudar os professores a ensinar geografia para as crianças. Na sala de aula, as crianças gostaram tanto que logo virou um passa-tempo divertido.

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    1. muito interessante pois faz com que a criança use sua percepção cognitiva.....fazendo com que pense pra q faça a escolha certa da peça a ser encaixada....dando chance também ao erro e sendo corrigida pelo professor...

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  33. JOGOS COOPERATIVOS...


    Tipos e Categorias de Jogos Cooperativos – Terry Orlick

    Terry Orlick (1989, in Brotto, 2001, p.85), após ter estudado a aplicação dos Jogos Cooperativos, classificou os Jogos Cooperativos em diferentes Tipos e Categorias, que podem facilitar sua aplicação em diferentes ambientes, especialmente naqueles onde aind aprevalece uma cultura pouco cooperativa. São eles:

    1. Jogos Cooperativos sem perdedores:

    Jogos plenamente cooperativos, onde todos jogam para superar um desafio comum e pelo prazer de jogar. Nesta categoria, todos os participantes fazem parte de um mesmo time e o resultado é compartilhado. Muitas vezes, são jogos onde simplesmente não existe competição, mudando a visão de que só é divertido e só tem graça quando um ganha do outro.

    2. Jogos de resultado coletivo...

    Jogos que permitem a existência de duas ou mais equipes, sem que haja competição entre ambas, pois os objetivos e resultados são comuns, favorecendo a cooperação dentro de cada equipe e entre as equipes. Podemos, por exemplo, dividir uma equipe de basquete em dois grupos, que se posicionam um em cada tabela e tentam converter lances livres. O resultado é a soma dos pontos dos dois grupos. Podemos estabelecer uma meta comum para a equipe. Por exemplo, o desafio será considerado superado somente quando a soma dos dois grupos for maior que 100 pontos.

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    1. Muito interessante pois fala sobre Jogos Cooperativos sem Perdedores e Jogos de resultado Coletivo.
      O bom destes jogos Cooperativos faz trabalhar a cooperação, aceitação o envolvimento e a diversão, pois não a nada melhor do que passar estes jogos em Escolas, Serviços, empresas. Para fazer as pessoas respeitar o próximo e ajudar.

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    2. Mto interessante os jogos cooperativos pois mostra q neles as crianças nao competem umas com as outras mas cooperam entre elas, se ajudam para que todas possam ter o prazer de participar! Mto legal!
      Obrigado Fernando Floreal

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  34. Gupo: Júlio, Milena, Bruna Mayra
    Tema 4: Jogos e Brincadeiras Da Cultura Indígena

    Zarabatana(jogos indígenas)

    Histórico: é uma arma artesanal, semelhante a um cano longo, com aproximadamente 2,5 m de comprimento, feito de madeira, com um orifício onde se introduz uma pequena seta, de aproximadamente 15 cm. É uma arma muito utilizada pelos índios amazônicos para caçar animais e aves, por ser silenciosa e precisa. Os povos Matís, Zuruahas e Kokamas a utilizam. Os Matis e Zuruahas têm pouco contato com o não índios, sendo que os primeiros, menos de vinte anos.

    fonte:http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=218

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  36. BRINCADEIRAS INDÍGENAS

    Alunos: Fernanda, Douglas, Vitória e Vitor.

    -
    Um pega-pega diferente:

    CABAS - Maë

    As crianças são divididas em dois grupos: um de roçadores e outro que representa as cabas. Essas sentam-se frente à frente numa pequena roda, cada uma segurando na parte de cima da mão do outro, como se fosse o ninho de cabas. Cantam e balançam as mãos para cima e para baixo. Os roçadores fazem movimentos com os braços, como se estivessem roçando sua plantação até chegar próximo ao ninho de caba. Um deles, sem perceber bate no ninho e as cabas saem a voar e a picar os roçadores. É um salve-se quem puder.As cabas ou marimbondos são insetos muito comuns nas matas.

    -
    Ótima tarde!

    Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22766

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  37. No jogo cooperativo aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro solidário, e não mais como um temível adversário. São jogos com o objetivo de unir as pessoas, reforçar a confiança em si mesmo como nos outros jogadores

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  38. Jogos Cooperativos - Asbel, Daniel, Fernando e Gabriel
    Pessoal saindo um pouco do foco de jogos cooperativos apenas em escolas e lembrando sobre o que o Estado coloca como objetivo das escolas, que é de formar cidadãos para a sociedade e incluindo nisto o mercado de trabalho, o vídeo abaixo mostra os objetivos dos jogos cooperativos e como pode ser aplicados em empresas. Portanto é importante o trabalho deste tipo de jogos nas escolas para que as crianças possam aprender o espírito da cooperação.

    http://www.youtube.com/watch?v=Na-4cixjYQw

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  39. Pessoal segue abaixo um dos videos apresentados ontem sobre Jogos Cooperativos.

    http://www.youtube.com/watch?v=WiBaY3N4fkI

    E relembrando que estes jogos também são uma forma de educar o aluno para sua vida fora da escola,aprendendo a respeitar o outro e a compartilhar ideias.

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    1. Parabéns pela apresentação.. Gostei muito

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    2. Adorei sua apresentação Lenara Machado! Está de parabéns!

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  40. MTO LEGAL A PALESTRA DE VCS...PARABÉNSSSS

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  41. Jogos cooperativos....

    Os jogos cooperativos têm várias características libertadoras que são muito coerentes com o trabalho em grupo

    Libertam da competição: o objetivo é que todos participem para poder alcançar uma meta comum.
    Libertam da eliminação: o esboço do jogo cooperativo busca a integração de todos.
    Libertam para criar: criar é construir e, para construir, a colaboração de todos é fundamental. As regras são flexíveis, e os participantes podem contribuir para mudar o jogo.
    Libertam da agressão física: certamente gastamos energia na atividade física, mas se promovemos a agressão física contra o outro, estamos aceitando um comportamento destrutivo e desumanizante, o jogo cooperativo propõe o contrário.

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  42. Alguns jogos sobre Cultura Afro-Brasileira: Jogos e Brincadeiras:
    Capoeira, Pular Elástico, Batata Quente, Yoté, Escravos de Jó, Brincadeira Terra Mar, Borboleta...

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    1. Nòs, Michelle, Getúlio e Diego, estamos tbm trabalhando com esse tema, e estamos todos muito apaixonado por ele, como estamos aprendendo, espero que todos gostem de nossas apresentações...

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    2. Adorei as brincadeiras, muito interessante o seu tema! Quando eu era criança brincava mto de pular elástico, batata quente, escravos d jó, e agora conheci outras brincadeiras que nunca tinha ouvido falar! Muito obrigado José Oliveira!

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  43. Cultura afro-brasileira

    O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil. Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.

    Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados.

    No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada. Mas, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros.

    Em 2003, uma lei (substituída posteriormente pela lei 11.645) alterou a LDB e passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira.



    Capoeira

    Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, a capoeira era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes.

    Durante décadas, a capoeira foi proibida no Brasil. A liberação da prática aconteceu apenas na década de 1930, quando uma variação (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas, em 1953, pelo Mestre Bimba. O presidente adorou e a chamou de “único esporte verdadeiramente nacional”.

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    1. Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira/cultura-afro-brasileira

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    2. tbm estamos realizando um trabalho sobre esse tema...quanta novidades
      aprendi...muito bom!!!!

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    3. Então Michelle muito interessante mesmo pois numa brincadeira que brincamos não sabiamos a cultura dela de onde veio e é muito Legal... Adorando este tema.

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  44. BRINCADEIRAS INDÍGENAS

    alunos: Douglas, Fernanda, Vitor e Vitoria.

    BRIGA DE GALO - ota arü nü

    Crianças aos pares, em apoio numa das pernas, segurando no tornozelo da perna livre flexionada para trás. A outra mão fica ao peito. Ao sinal, uma criança tenta desequilibrar a outra, empurrando com o ombro. Ganhará aquele que conseguir ficar mais tempo em equilíbrio, ou seja, aquele que levar menos tombos.
    Vê-se que este é um jogo de disputa acirrada. Entram aqui as qualidades de equilíbrio, força e atenção. Cada criança quer manter-se de pé, e faz de tudo para derrubar o colega. Um não pode perder o controle sobre o outro, sob pena de ser derrubado.
    O Senhor João nos explica a origem dessa brincadeira: "Havia um Rei, que tinha uma filha. E foi trabalhar na casa do rei um rapaz chamado João. Este apaixonou-se pela filha do rei e ela por ele. João roubou a moça. E para ganhar o Rei, sabendo que ele gostava de briga de galo, João treinou dois galos e levou ao rei para que ele apreciasse a briga".

    -
    Boa tarde pessoal!

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    1. essa é uma das brincadeiras que já utilizo adaptada para minhas aulas de judô!!!!
      Muito Boa....

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  45. Brincadeiras Indígenas.

    Grupo => 13

    "FESTA DE SAPO"

    Crianças mantêm-se de braços abertos, abraçando o tronco de uma árvore. Cada uma vai chegando e colocando-se atrás do outro que já lá está, na mesma posição. Quando todos estão posicionados, iniciam os movimentos para frente e para trás, cantando, imitando a voz do sapo.

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  46. JOGOS COOPERATIVOS...

    A busca humana pela felicidade foi atropela pelo modelo competitivo que convenceu as pessoas de que minha felicidade impede a sua e vice versa. Desta forma, tornamo-nos mais sozinhos, individualistas e tristes. Há tempos redescobrimos que podemos ser felizes juntos, e que quando nos ajudamos alcançamos nossos objetivos mais rapidamente. Você, que também acredita que juntos podemos mais, junte-se a este movimento que se integra e complementa tantos outros que temos no Brasil e no mundo. Associe-se gratuitamente e vamos criar juntos um novo capítulo nesta estória.

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  47. E-mails dos Colaboradores que já passaram pra mim:

    • feer.bozza@gmail.com

    • michellealves.judo@gmail.com

    • rcamassuti@gmail.com

    • joseedfisicaa@gmail.com

    • fernando.floreal@gmail.com

    • fabiocaetano16@gmail.com

    • bugalopalmeiras@gmail.com

    • bellmaely@gmail.com

    • guilhermesl.edufisica@gmail.com

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  48. JOGOS DA CULTURA INDÍGENA

    Grupo 13)

    -
    Lutas Corporais

    Essas atividades são essenciais para a fabricação do corpo e, por conseguinte, da identidade da pessoa indígena. A Uka-Uka é praticada pelos povos habitantes do Parque Nacional do Xingu e pelos Bakairi de Mato Grosso. O Iwo, pelos Xavante que estão espalhados por todo o estado do Mato Grosso. O Idjassú é característico do povo Karajá da Ilha do Bananal e a Aipenkuit é exercitada entre os homens do povo Gavião Kyikatejê do estado do Pará. Cada qual possui suas peculiaridades, entretanto, de modo geral, têm como função preparar o indígena para combates que exigem maior capacidade de destreza e força física. Essas práticas corporais consistem basicamente em uma disputa entre dois lutadores que têm como objetivo desequilibrar e derrubar o oponente, geralmente os lutadores – tradicionalmente reconhecidos como guerreiros – possuem maior prestígio dentro de sua comunidade. Apesar de requerer um vigor físico, não se percebeu qualquer tipo de violência entre seus adeptos (ALMEIDA, 2008).

    Fonte: http://www.efdeportes.com/efd159/jogos-tradicionais-indigenas.htm

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  49. Parabéns a Todos os alunos, estou adorando o trabalho de vocês! Não esqueçam que agora vamos poder trabalhar como Colaboradores e postar vídeos e imagens, basta que enviem para a Fernanda o g-mail de vocês para que eu possa enviar o convite! Abraços Carinhosos a Todos!Continuem o esforço!

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  50. grupo:bruno,ellen,wuilker.
    tema:jogos e brincadeiras populares


    Brinquedos

    Os brinquedos surgiram com o desenvolvimento da sociedade e sempre foram ferramentas usadas pelo homem em sua relação com o mundo a seu redor. Refletindo sempre a lógica, o desenvolvimento do raciocínio e o que o indivíduo entendia do ambiente do qual fazia parte, os brinquedos eram frutos do que se compreendia da natureza e da sua interação com ela.

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  51. grupo:bruno,ellen,wuillker.
    tema:jogos e brincadeiras populares

    Introdução

    Palavras-Chave: Lúdico, Jogo. Cultura popular
    Introdução
    Quando existe a referência a jogos e brincadeiras, pode-se definir esses momentos
    como passatempos e divertimentos, que estão sujeitos a regras para definir e organizar a
    participação de todos. Estes jogos e brincadeira também se reportam ao ludico pela recreação
    e representacões teatrais que levam a diversão e ao viver a vida. E encontra-se ainda brincar
    como “divertir-se infantilmente; entreter-se em jogos de criança ou ainda recrear-se, entreterse,
    distrair-se, folgar (BERTOLDO E FUSCHEL, 1995).
    Segundo Bertoldo e Fuschel (1995) o ato de brincar é importante, é terapêutico, é
    prazeroso, e o prazer é ponto fundamental da essência do equilíbrio humano. Logo, podemos
    dizer que a ludicidade é uma necessidade fundamental da essência do equilíbrio humano.
    Logo, podemos dizer que a ludicidade é uma necessidade interior, tanto da criança quanto do
    adulto. Por conseguinte a necessidade de brincar é inerente ao desenvolvimento.
    Para Faria Junior (1996) a reinserção das brincadeiras populares tem um enfoque
    multicultural. O jogo é importante para o indivíduo dando a possibilidade de se expressar
    graças à prática lúdica. A brincadeira infantil possibilita com que a criança lide com a
    fantasia, com o medo, com a imaginação e com o faz-de-conta.

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  52. Jogos Cooperativos

    Origem : Embora a sistematização desses tipos de jogos, tenha ocorrido a partir de vivências e experiências do norte-americano Ted Lentz na década de 50, segundo Terry Orlick, pesquisador canadense que, a partir do inicio de 1970, desenvolveu o princípio dos jogos cooperativos atuais - cujos elementos primordiais são:a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão -, eles existem a milhares de anos, tanto que membros das comunidades tribais sempre se uniram para celebrar a vida.
    Por sua vez, Fábio Otuzi Brotto, um dos precursores brasileiros da modalidade, explica que, os Inut (Alasca), Aborígenes (Austrália), Tasaday (África), Arapesh (nova Guiné) além de índios norte-americanos e brasileiros, ainda praticam a vida cooperativa, por meio da dança, jogos e outros rituais.

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  53. Galera nosso grupo, Michelle, Getúlio e Diego, estamos com o tema: Jogos e Brincadeiras Afro.
    Quanta coisa estamos aprendendo; uma curiosidade envio agora:
    a influencia do povo na lingua falada no Brasil.wmv

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  54. Professora!
    Aqui estão mais alguns e-mails

    • brunohpnascimento@gmail.com
    • acaciano.sonzera@gemail.com
    • vitoriarapassi94@gmail.com
    • grupopopularedfisica@gmail.com

    beeeijos;

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  55. Galera, estamos com o Tema 3, Jogos e Brincadeiras Afro.
    ( Michelle, Diego e Getúlio )
    quanta curiosidades estamos descobrindo....imagine vc, que já brincou de pular elástico, sabia que é de origem Africana????
    segui aí um vídeo: bjssss
    http://www.youtube.com/watch?v=kGurejrOUkM

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  56. Veronezi,

    aqui estão outros e-mails

    tiupansa32@gmail.com

    vanzeijunior@gmail.com

    leeh.machadoh@gmail.com

    Abraços.

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  57. grupo:bruno,ellen,wuillker.
    tema:jogos e brincadeiras populares


    Há algum tempo, era muito comum nas cidades, principalmente nos pequenos municípios do interior do Nordeste brasileiro, as crianças brincarem e jogarem na frente das suas casas, nas calçadas ou em praças e ruas tranqüilas.

    Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, adedonha ou stop, quebra-panela, o coelho sai, sobra um, concentração.

    Hoje ainda se vê com mais frequência as “peladas” de futebol, jogadas nas ruas mais tranquilas, de pouco movimento, em terrenos baldios, nas areias das praias, gramados de jardins públicos e até em algumas praças.

    Qualquer espaço público vazio e uma bola servem para a prática da pelada, também chamada de “racha”. É um jogo informal, sem normas muito rígidas, onde não se respeitam as regras do futebol. Vale tudo, menos colocar a mão na bola. Normalmente, não há goleiros. Nesse caso, as balizas são bem estreitas para dificultar o gol.

    Visando contribuir para o registro da memória desses jogos.

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  58. grupo:Bruno,Ellen,Wuillker.
    tema:jogos e brincadeiras populares


    Amarelinha: Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata, avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem a casa do inferno (ou pescoço) e a área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).

    Alerta: O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.

    Arranca-Rabo: O grupo é dividido em dois, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou bermuda, eles serão fugitivos. Ao sinal do mestre, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas, quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os papéis, quem era pegador vira fugitivo.

    Arremesso de Bambolê: Tipo arremesso de argolas, mas com bambolê. Uma pessoa será a vítima e ficará a 5 metros dos jogadores. Faz 1 ponto quem conseguir encaixar o bambolê na pessoa primeiro. Ganha quem tiver mais pontos.

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  59. A origem da Festa Junina

    Há algumas definições para os festejos do mês de junho - uma delas diz que surgiu em função das festividades que, obviamente, ocorrem durante o mês de junho. Na segunda hipótese a Festa Junina teria origem de países católicos da Europa, sendo portanto, uma homenagem a São João. Diz-se que antigamente o termo Festa Junina era denominado "Joanina".

    Segundo historiadores, as festividades foram introduzidas no Brasil pelos portugueses, durante o período colonial -época em que o Brasil foi colonizado e governado pelos portugueses.

    Na época ocorria uma miscigenação, com grande influência de elementos da cultura portuguesa e também de chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

    Com o passar do tempo, os elementos culturais foram sofrendo mudanças, influenciadas pelos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus), com característica próprias em cada região do país.

    FONTE: http://www.portalescolar.net/2012/05/festa-junina-origem-brincadeiras-jogos.html

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  60. Brincadeiras de roda!

    A brincadeira tem origem europeia e hoje também agrega elementos do folclore brasileiro, com algumas personagens e histórias da tradição oral do país. É uma ótima opção de entretenimento para grandes grupos de crianças, porque todos conseguem participar ao mesmo tempo. Além disso, as músicas têm um rico valor cultural, que contribui para a formação do repertório dos pequenos. O mais legal é que os jogos podem ser feitos em qualquer lugar, já que não exigem muitos recursos a não ser um pouco de espaço.
    Outro aspecto importante das brincadeiras de roda é que elas ajudam as crianças a se soltar e perder a inibição, já que requerem que os pequenos olhem uns nos olhos dos outros, fiquem no meio da roda e cantem. Também estimulam a expressão corporal e a sentimento de coletividade, pois todos os jogos dependem da interação do grupo. São ótimas atividades para promover a socialização entre as crianças.

    Organizar a brincadeira é fácil. É só juntar as crianças de mãos dadas em um círculo e pedir para que se sentem. A partir daí, são várias as sugestões de jogos, como batata quente, corre cotia, cabra cega, elefantinho colorido, passa anel e estátua.

    Fonte: http://www.omo.com.br/guia-de-atividades/brincadeiras-de-roda

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  61. Zic, zac, zuc (Espanha, França, Itália e Andorra) número de jogadores: mais de seis.
    1) Todos os jogadores se colocam em círculo e avançam o pé direito, de modo que as pontas dos sapatos se toquem. 2) Todos dizem ao mesmo tempo: “um, dois, três, zic, zac, zuc, um, dois, três.” 3) Imediatamente cada jogador escolhe se quer deixar o pé direito dentro ou fora do círculo. 4) Os jogadores que ficaram em minoria, ou com o pé dentro ou fora do círculo, continuam a jogar. O resto sai do jogo. 5) O último a permanecer no jogo é quem começa.

    O guarda da couve boa (Espanha e França)

    número de jogadores: entre quatro e dez

    Material: uma corda comprida (de 1m a 5m)

    1) Escolhe-se um jogador para ser a couve.
    2) Os outros jogadores tentam tocar na couve, sem que o guarda os toque.
    3) Quando o guarda toca num jogador, este se põe no lugar da couve; aquele que se fazia de couve passa a ser o guarda; e o guarda será um dos jogadores que tocam na couve.

    Salto da pomba (Espanha)

    Número de jogadores: de quatro a vinte.

    1) Todos os jogadores formam pares. Um dos pares senta-se no chão, ficando um jogador em frente ao outro. Os outros pares põem-se em fila.

    2) Uma dupla de cada vez salta de mãos dadas por cima dos dois jogadores sentados.

    3) Cada vez que saltam, os jogadores que estão no chão mudam de posição, aumentando a dificuldade:

    • Com as pernas juntas. • Com as pernas abertas. • Com um pé em cima do outro. • Na mesma posição anterior, mas com uma mão para cima. • Na mesma posição anterior, com as duas mãos para cima.

    4) Quando todos os pares tiverem saltado todas as posições, voltarão a saltar, agora com os pés juntos.

    5) Quando qualquer parte do corpo de um par tocar no par que está sentado, trocam-se os papéis e o jogo recomeça.

    Fonte: http://curumimcampinas.blogspot.com.br/2012/07/brincadeiras-europeias.html?m=1

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  62. Jogo das pedrinhas ou Cinco marias: Joga-se com cinco ou mais pedrinhas. Atira-se uma pedrinha para o ar e enquanto esta sobe e desce, apanham-se as outras, que estão repousando e se juntam todas na mão atirando-se sucessivamente duas, três, quatro ao ar, apanhando-se as que restam. Perde quem não conseguir reunir as pedrinhas. As combinações são variadas. Em Portugal este jogo chama-se Bato. É o secular jogo de ossinhos, osseletes, astragalismo, popularíssimo na Grécia e em Roma... Os legionários romanos levaram o jogo dos ossinhos por todos os recantos do império. Aqui o conhecemos como cinco marias, e aparece em pedrinhas ou em saquinhos de tecido com enchimento de areia ou grãos de qualquer cereal. O desenvolvimento do jogo é muito semelhante ao descrito acima, mas aqui joga-se somente com cinco pedrinhas, não mais.

    Fonte: http://cantinhogaucho.blogspot.com.br/2010/04/brinquedos-brincadeiras.html?m=1

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  63. Amarelinha

    Nove quadradinhos numerados no chão, uma pedrinha ou moeda e está pronta a brincadeira! A amarelinha, que é de origem francesa, fez parte da lembranças de muitas mamães e papais, não é? Nesta semana, vamos falar de brincadeiras que existem faz tempo e continuam divertindo crianças de várias gerações. Hoje, vamos contar a história da amarelinha e trazer algumas dicas de jogos para que você possa ensinar esse passatempo tão divertido aos pequenos.

    A amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço livre. As linhas podem ser desenhadas com giz ou mesmo usando um graveto na terra. Depois, basta numerar os quadrados de 1 a 9 e nomear o último espaço como “Céu”. A brincadeira consiste em jogar uma pedrinha ou outro objeto em uma das casas numeradas e, a seguir, percorrer, pulando com uma perna só, todo o caminho traçado sem pisar na casa marcada, e recolher a pedrinha na volta. Não se pode pisar nas linhas ou se esquecer de retirar sua pedrinha do lugar.
    O jogo possui dezenas de variações, mudando, principalmente, de formato, como, por exemplo, a amarelinha em forma de caracol, que também é bastante conhecida por aqui. E uma curiosidade: em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata, avião ou macaca.

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  64. Brincadeira Par ou Impar:

    Quando: aproximadamente 200 a.C.

    Um torneio de par ou ímpar não seria televisionado, é verdade, mas a sua origem mereceria uns minutinhos da programação. O jogo é uma variação da Morra, brincadeira criada na Roma Antiga e popular até o dia de hoje, principalmente na Itália. No jogo da antiguidade, os participantes costumavam se reunir em roda e mostrar entre 0 a 5 dedos de uma das mãos – o desafio era adivinhar a soma total da roda e ganhava quem gritasse o número mais rápido.

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  65. Não se tem muito clareza sobre sua origem, mas as primeiras notícias das bolas de gude vem do Egito onde eram feitas de mármore, pedra polida sem arestas ou massa rígida.

    Os Romanos brincavam com nozes, azeitonas, castanhas e avelãs. Sua evolução para o vidro é atribuída à cultura romana, quando o uso do vidro tornou-se mais popular. Em Portugal sua primeira denominação é arrioz, jogo de meninos, jogado em grupo o arrioz na palma côncava da mão e arremessada por um piparote pela unha do dedo polegar visando atingir um alvo. Depois passa a se chamar berlindes permanecendo assim até hoje.

    No Brasil chama-se bola de gude, esse nome vem de godê que significa pedras arredondadas, de vidro muito colorido conserva a forma de jogar, mas ganha regras próprias dependendo de cada região.

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    1. Fonte: http://roseartseducar.blogspot.com.br/2013/07/brinquedos-e-brincadeiras-de-origem.html?m=1

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  66. Segue abaixo outros e-mails para o Blog.

    diegotnb26@gmail.com

    renancriado10@gmail.com

    scremin.vitor@gmail.com

    Beijos

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  67. http://www.youtube.com/watch?v=8YcAWJdJqp8&feature=youtube_gdata_player
    Galera nós do grupo afro-brasileiros, Getúlio, Michelli e Diego.
    Deixamos um vídeo para quem se interessar é só clicar no link, obrigado a todos por que aprendemos muito com novas brincadeiras e jogos.

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  68. DE ACORDO COM MARANHÃO (2006), OS JOGOS NA CULTURA AFRICANA, ASSIM COMO EM OUTRAS CULTURAS, POSSUEM ALGUMAS PARTICULARIDADES EM RELAÇÃO A GÊNERO, IDADE E NÚMERO DE PARTICIPANTES.

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  69. JOGOS COOPERATIVOS AFRO-BRASILEIROS----> BRINCADEIRA TERRA MAR!!!

    UMA LONGA RETA DEVE SER RISCADA NO CHÃO. DE UM LADO SE ESCREVE “TERRA” E DO OUTRO “MAR”. NO INÍCIO TODAS DEVEM PODEM FICAR DO LADO DA TERRA. AO OUVIREM: MAR! TODOS DEVEM PULAR PARA O LADO DO MAR. AO OUVIREM: TERRA! PULAM PARA O LADO DA TERRA.

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